Histórico


O Museu Vicente Pallotti é uma instituição de caráter cultural, mantido pela Sociedade Vicente Pallotti, e tem por missão coletar,pesquisar e preservar os testemunhos materiais do homem e ambiente, com o objetivo de colocar o acervo a serviço da comunidade, para fins de conhecimento, estudo e reflexão.

O Museu foi fundado em 01 de janeiro de 1935, no Distrito de Vale Vêneto, pelos Padres Palotinos, José Pivetta e Valentim Zamberlam. O Museu foi crescendo, portanto, em 1943, uma sala foi destinada a ele. Na sequência, em 1959, por falta de infraestrutura física em Vale Vêneto, houve sua transferência para o Colégio Máximo Palotino. Por outro lado, no ano de 1964, Ir. Daniel Cargnin, que na época era responsável pelos alunos internos do Patronato, interessou-se pelo Museu. Deste modo, Daniel o transportou do Colégio Máximo Palotino para o Patronato, transformando-o em um único Museu intitulado de Museu Vicente Pallotti (MVP), em homenagem ao fundador da Ordem Palotina. Então, o acervo paleontológico das coletas dos Irmãos Cargnin integrou-se ao restante do acervo existente, fruto do trabalho do Pe. José Pivetta. Em 1972, foi destinado um espaço amplo para receber o acervo do Museu Vicente Pallotti.

Em 17 de dezembro de 1982, por meio da Lei 2440/82, o Museu é considerado de utilidade pública municipal. Ao longo do tempo, ele recebeu várias doações dos Padres Palotinos e da comunidade em geral. No ano de 1994, com o intuito de resolver seu problema estrutural, foi iniciada a primeira fase de organização, que se estendeu ao ano de 1998. Com esforço, obtiveram-se pequenas melhorias. No início do século XXI, procedeu-se a segunda fase de organização do Museu, processo esse que se estende na atualidade, respeitando sempre as particularidades da instituição.

Com décadas de existência, o Museu Vicente Pallotti estrutura e aprimora sua organização no campo da museologia, a fim de melhor atender ao público visitante, sendo um dos mais importantes Museus do Rio Grande do Sul, por seu eclético acervo que inclui: artes visuais, arqueologia, história natural, ciências naturais e história.

A Sociedade Vicente Pallotti, proprietária e mantenedora do Museu, investe permanentemente na estruturação e conservação da instituição museológica, pois acredita que este é um espaço para se pensar o presente e refletir o futuro. É um universo de conhecimento, que mantém a memória viva e auxilia na transformação social. Em vista disso, o Museu, bem como a exposição, possui um papel de instrumento, entre outros, da implementação do patrimônio em uma dinâmica de desenvolvimento. Na verdade, é necessário fazer o patrimônio falar, comunicar, com uma linguagem acessível ao público.

Em 29/11/2012, conforme Ata 010/2012 da Assembleia Geral Extraordinária de Reforma Geral e Aprovação do Estatuto da Sociedade Vicente Pallotti como Organização Religiosa, registrada e digitalizada sob número 5828 às folhas nº 082 do livro “A” nº 20 de Pessoas Jurídicas,do Ofício dos Registros Especiais de Santa Maria-RS, em 04/02/2013, o Museu é mantido como departamento da SOCIEDADE VICENTE PALLOTTI (SVP), para consecução de suas finalidades estatutárias.


>> Histórico <<

Nossa marca

Vicente Pallotti

Mantenedora