Casas de formação palotinas encerram suas atividades do ano com esperança vocacional

Santa Maria, RS, 30 de novembro de 2018.

Saudações…

“Ó luz do Senhor, que vem sobre a terra, inunda meu ser, permanece em nós”

NOTÍCIAS

Calendário Vocacional “O Palotino”

O Pe. Alexsandro Miola nos comunica: “Caros confrades! Nesta semana estamos concluindo o envio dos calendários via transportadoras para o Estado do Paraná. AM, RO e MS já foram enviados. Nos próximos dias estaremos concluindo as entregas com os pedidos do RS. Peço a gentileza, de quem estiver em Santa Maria ou vir nos próximos dias que nos avise ou venha diretamente na Gráfica para retirar os calendários, assim economizaremos o frete. Lembramos que o acabamento do calendário é manual por isso estamos contando com ajuda do Ir. Chico e dos seminaristas do Colégio Máximo. A todos desde já nosso muito obrigado. Vamos aproveitar este material para divulgarmos as diversas atividades que realizamos em diferentes campos apostólicos. Qualquer dúvida ou dificuldade no recebimento, fico à disposição.”

Delegação Rainha dos Apóstolos de Moçambique 

  1. Seminário – No dia 19/11/2018 realizou-se no Seminário São Vicente Pallotti de Inharrime o encerramento do Ano Formativo. Num gesto de gratidão a Deus e a todos os colaboradores de nossa formação celebramos a Eucaristia num clima alegre e festivo. Durante a celebração foi sendo recordado os momentos mais importantes do nosso ano, particularmente a ordenação do Pe. Gildo Bumane Naene Nhone e o Encontro Continental dos Formadores Africanos. Iniciamos o ano com 12 formandos e encerramos com 6, sendo que, 2 deles deixaram a formação, 1 faleceu e 3 foram para o Período Introdutório (noviciado). A perspectiva e de ter mais 4 candidatos para o próximo ano, sendo dois da Diocese de Inhambane e dois da Diocese de Pemba.
  2. Noviços – Durante esta semana, 25 a 30/11, o Pe. Gildo fez uma visita ao Noviciado em Pallotti Farm, Queenston, África do Sul e, diz ter boas impressões e que todos estão bem. Quanto aos 4 noviços do II Ano, estão em nossas paróquias a fazer estágio pastoral enquanto aguarda o visto de entrada para o Brasil, onde farão teologia, a partir de 2019.
  3. Paróquias – este período não se tem muitas atividades pastorais, daí a razão de alguns dos missionários sairem de férias: Pe. Ademar, Pe. Eriberto e Pe. Leandro. Em nossas partilhas, todos manifestam contentamento com o trabalho realizado. Informamos também que Invêncio Julião Setele, diocesano, que está conosco na Paróquia de Inharrime, será ordenado diácono no dia 06/01/2019, em Funhalouro, norte da Diocese de Inhambane juntamente com outros dois diocesanos.
  4. Visto dos Novos Missionários – Devido as mudanças que o governo moçambicano realizou para a obtenção de visto de entrada no País, ainda não conseguimos o sucesso esperado no processo de visto para os dois novos missionários (Irmãos Leandro Carlos Benetti e Alexander Aquino Correia), precisamos de ter paciência e procurar cumprir as exigências. Confiante na Providência Divina acreditamos que a qualquer momento sairá esses vistos. Unidos em oração Pe. Jurandir Goulart Soares SAC.

Colégio Máximo Palotino

Escreve o Pe. Salvador Leandro Barbosa: “Com alegria e muita gratidão, no dia 30 novembro, com a celebração Eucarística, encerraremos as atividades formativas do ano de 2018. Gratidão a Deus por tantas bênçãos recebidas ao longo deste ano! Três dos formandos fizeram a Consagração Temporária a Deus na Sociedade do Apostolado Católico: André Felipe Belmirio, Filipe Gomes de Freitas e o Tobias Zeni Grando, estes também concluíram o Curso de Filosofia e no próximo ano iniciarão o Curso de Teologia. Outros dois formandos estão concluindo a formação ordinária e já terminaram o Curso de Teologia: o Diác. Castigo António Psere – ordenado diác. no dia 05 de agosto de 2018 – e o Irmão Aquino, que emitirá sua Consagração Perpétua no dia 16 de dezembro de 2018. Os formandos que concluíram o terceiro ano de Postulado – Everton Bruno M. Bento, Hayan Deonir Flach, Marcelo Kloch, Rafael Pereira e Teilor Venturini – no dia 28 de novembro, durante a Celebração Eucarística, emitiram publicamente o desejo de realizarem o ano do Período Introdutório da Sociedade do Apostolado Católico e, dessa forma, em 2019 irão para Cornélio Procópio/PR. O Helton W. de Souza no dia 28 de novembro, durante a Celebração da Eucaristia, foi instituído no ministério de acólito e, como já concluiu o terceiro ano do Curso de Teologia, em 2019 irá realizar o ano de Estágio Pastoral. Na próxima semana, dia 07 de dezembro, um grupo de formandos viajarão até Campo Grande/MS, a fim de ajudarem a preparar a Consagração Perpétua do Ir. Aquino.

Somos gratos a Deus pela perseverança e pelo comprometimento com o processo formativo de cada formando neste ano; iniciamos o ano formativo com 20 formandos e todos perseveraram! Para o próximo ano está previsto 26 formandos para o Colégio Máximo Palotino. Somos gratos a Deus por tantas realizações e conquistas ao longo deste ano. Também somos gratos a todos que, de alguma forma, contribuíram com a nossa Comunidade. Nós, a equipe de formadores do Colégio Máximo Palotino, temos a consciência que a colaboração entre todos os membros da Província, de pessoas comprometidas com o carisma e a nossa espiritualidade é essencial para que o processo formativo seja viabilizado com autenticidade e realismo, a fim de que os nossos formandos cresçam em todas as dimensões da formação palotina. Por fim, contamos com a oração e a colaboração de todos os membros da Província a fim de que, pela intercessão de Maria, a Rainha dos Apóstolos e de São Vicente Pallotti, o ano de 2019 seja tão fecundo, como este de 2018!” 

Instituto Vicente Pallotti

Escreve o Ir. Leandro Carlos Benetti: “Nosso ano letivo está quase chegando ao fim. No próximo dia 13 termina o ano, tendo apenas uma semana de recuperação anual. Digo sempre que este período é muito agitado no Colégio. São dois anos em dois meses, ou seja, todo um ano que se finaliza, com fechamento de notas e outras atividades de fim de ano, além de todo um trabalho de divulgação e captação de novos alunos. Seria, na agricultura, o mesmo que colher e plantar ao mesmo tempo e no mesmo espaço. Destaco que o ano letivo pode ser avaliado positivamente em todo o campo pedagógico. Tivemos belas experiências, a contar com todo um resgate histórico de nossa Instituição que este ano completou seus 65 anos. Buscamos divulgar interna e externamente o trabalho e a contribuição que o Instituto Vicente Pallotti realizou nestes 65 anos na Capital dos gaúchos. Mesmo diante de grandes desestruturações econômicas enfrentadas pelas famílias (perca de emprego, ou redução do poder de compra), viu-se que as mesmas arcaram com suas responsabilidades, tendo a ciência do trabalho bem feito durante o ano. As pessoas se esforçam, e muito, para ter um ensino de qualidade. Neste momento o sentimento é de agradecimento a todos que trabalham diretamente na Instituição. Ao mesmo tempo, agradecimento a todos os coirmãos e a Província que de uma forma ou outra (alguns passaram por aqui em visita, outros trabalharam com nossos alunos, também aqueles que nos auxiliaram economicamente e outros que colaboraram com suas orações) que acreditam e incentivam o trabalho neste campo apostólico da educação. Neste sentido, destaco e como comunidade escolar agradeço imensamente, e não poderíamos deixar de mencionar, o acolhimento e o espírito com que fomos atendidos em Vale Vêneto durante o Congresso Latino Americano de Educadores Palotinos. Foi um momento auge de formação e vivência palotina. Fica aqui o registro de sincera gratidão de todos. Por fim, reitero o compromisso de continuarmos levando para essas crianças, jovens e suas famílias uma educação cristã, fundamentada nos princípios Palotinos da caridade, confiança, liberdade e unidade.”

Postulado São Vicente Pallotti- Palotina/PR

Conforme nos escreve o Pe. Fábio Junior Batistella: “No dia 04/12/18 (terça-feira) com a Eucaristia, encerraremos as atividades formativas deste ano. Iniciamos com 11 postulantes e estamos encerrando com 8. Desses formandos, 7 irão para o Colégio Máximo Palotino, cursar o primeiro ano de Filosofia. Um dos postulantes irá para o Noviciado, pois tem 31 anos, tem o curso de Filosofia e, acima de tudo, uma estrutura psicológica espiritual consistente e fez um excelente ano de postulado. Eu, e o Pe. Egídio Trevisan, como formadores diretos desses postulantes, podemos dizer que tivemos um ótimo ano formativo. Rendemos graças a Deus pelos frutos deste ano e que foram muitos. Agradecemos o apoio dos confrades e do Conselho Provincial. Continuamos rogando a Deus, pela intercessão de nosso pai fundador, São Vicente Pallotti que dê perseverança a nossos formandos e que nos envie mais.”

Seminário Maria, Mãe dos Migrantes

O Pe. Ailton Joaquim de Oliveira escreve: “Estamos quase terminando o ano escolar e formativo. Os seminaristas já estão em ritmo de fechamento do ano com as últimas avaliações.  Dia 12 dezembro iremos ter uma Celebração Eucarística de agradecimento a Deus por todas os acontecimentos bonitos e produtivos que tivemos, com a presença dos pais dos nossos formandos e logo após uma janta comemorativa.  E no dia 13 a avaliação anual. Concluiremos o ano com os 5 que iniciamos.  Destes, dois irão para o Postulado em Palotina e 3 continuam. A perspectiva para o ano que vem são de seis ou sete. Rezemos pedindo ao Senhor que esses se confirmem.”

Animação Vocacional

O Pe. Márcio Sistherenn escreve: “Caro confrade, venho em nome da Animação Vocacional Palotina, agradecer pela sua acolhida, oração e apoio em prol das vocações. Posso dizer que, com a sua ajuda, com o trabalho em sintonia com as casas de formação, estamos gradativamente dando bons passos para criar em nossa Província “uma cultura vocacional”. Confirmo que em vários lugares da Província estão acontecendo belos trabalhos vocacionais e acompanhamento personalizado do candidato na família, porém, ainda são poucos os jovens que decidem entrar em nossas casas de formação. Para dar mais vigor ao trabalho vocacional no próximo ano, peço que envie para os meus contatos ([email protected] ou (44) 997736006) datas de encontros que acontecerão em sua comunidade em 2019 com crismandos e jovens para que, na medida do possível eu ou alguém, possa participar. Pedimos ao Senhor da messe que envie mais operários para a sua Igreja. 

Com o meu fraterno abraço e o desejo de vos encontrar na paz do Senhor, saúdo-vos em Cristo, Apóstolo do Eterno Pai.

 

 

Pe. Clesio Facco,SAC

Reitor Provincial

Compartilhe: