Cem anos da Paróquia São Pedro de Arroio Grande

Arroio Grande, 4º. Distrito de Santa Maria/RS começou a ser colonizado por imigrantes alemães por volta de 1850 e italianos em 1878.

Os palotinos começaram a atender esta comunidade, a partir de 1896, que neste mesmo ano havia sido elevada à categoria de curato. Os padres que aí atuaram (1896-1956) foram os seguintes: Valentim Rumpel; Roberto Kuklok; Francisco Baldassare; Guido Spiesberger; João Zanella; Domingos Nostro; Valentim Zancan; José Busato e André Ferrari.

Em 10 de fevereiro de 1919, Arroio Grande foi elevado à categoria de Paróquia, sendo o Pe. Domingos Nostro o primeiro pároco. Ele coordenou a edificação do templo e mais tarde o Pe. André Ferrari concluiu a obra com a construção da grante torre.

Os palotinos deixaram Arroio Grande no final de 1956, que por proposta do Bispo Coadjutor de Santa Maria/RS, Dom Luiz Victor Sartori, em carta dirigida ao Reitor Provincial Pe. Valentim Zamberlan, em 31 de dezembro de 1956, propunha a troca das paróquais de Pejuçara, Arroio Grande, Silveira Martins e Ibarama por Humaitá, São Martinho, Três Passos e Sant’Ana da Boa Vista. A proposta foi aceita em partes mediante uma série de observações que não vem o caso aqui citá-las.

Em 1972, os palotinos voltaram a atender Arroio Grande, consta que aí trabalharam os Padres Danilo Pedro Cerezer, Francisco Cassol e Luiz Quaini. A partir de 1977 passou a pertencer a Região Pastoral e era atendida pelos padres que residiam em Camobi. Logo em seguida, ou seja antes de 1980, voltou a ser atendida pelo clero diocesano.

Uma paróquia que deu várias vocações à provincia: Felix Albino Pillon; José Joaquim Pillon; Eugênio Pozzobon; Valmor Domingos Righi; Vicente Pillon; Francisco Luiz Bianchin e Ademar Luiz Fighera.

Neste domingo, 10 de fevereiro de 2019 haverá uma celebração em ação de graças pelo centenário da criação da Paróquia São Pedro de Arroio Grande, Santa Maria/RS.  A missa será presidida por Dom Hélio Adelar Rubert, Arecebispo Metropolitano de Santa Maria/RS.

Fonte: Notícias da Semana da Província Nossa Senhora Conquistadora, de Santa Maria (RS).

Compartilhe: