Fique por dentro das notícias da semana da Província Nossa Senhora Conquistadora

Santa Maria, RS, 13 de julho de 2018.

 

Saudações…

 “Eles saíram para proclamar a conversão.”

No trecho do Evangelho (Mc 6, 7-13) deste décimo quinto domingo do tempo comum percebemos que os discípulos de Jesus tinham a tarefa de proclamar a conversão. O Reino exige mudança radical de mentalidade, a ponto de o modo de pensar humano se compatibilizar com o pensar de Deus.

A conversão supõe deixar de lado o egoísmo e, como o Pai, dispor-se a fazer o bem, sem nenhuma discriminação. Exige ter um coração aberto para acolher os sofredores e marginalizados. É um apelo a caminhar unido, com espírito de fraternidade, consciente de que o Pai quer todos os filhos consigo, formando uma grande família. Por isso é preciso deixar de lado o espírito de competição, as inimizades que desagregam, a tendência ao isolamento e à segregação e, sobretudo, o ódio e o desejo de vingança.

O Reinho acontece quando existem corações predispostos para acolhê-lo. Compete ao apóstolo um testemunho convincente de desapego. Por isso, o Mestre ensinou a pregar na pobreza, para que as palavras fossem respaldadas pelo exemplo de vida de quem deixou o Reinho acontecer em sua vida.

 

NOTÍCIAS

Ordenação Diaconal

Nos escreve o Pe. Salvador Leandro Barbosa: “Em nome dos Formadores e Formandos do Colégio Máximo Palotino, venho, pois, convidar Você e Membros de sua Comunidade Local para participar da Celebração Eucarística na qual o formando de consagração perpétua Castigo António Psere será ordenado diácono. Dia 05 de agosto de 2018 (domingo), às 10h, na Basílica Medianeira. Após a missa será servido o almoço, por adesão, no salão paroquial. Para os que ficarão para o almoço, por gentileza, confirme sua presença até dia 28 de julho, sábado: – fone 3221 2970 ou pelo email: [email protected]; ou ainda: whatsapp (55) 99622-0049

Obs.: Os que precisarem de hospedagem devem entrar em contato pelos mesmos meios e data mencionados acima. Desde já, somos gratos pela sua presença!”

Gestão de Projetos e Captação de Recursos

O Pe. Romuald Uzabumwana, SAC, Conselheiro Geral e Secretário Geral para as Missões, nos escreve: “De 02 a 06 de julho de 2018, no Centro Internacional de Formação Palotina-Cenáculo (Via Ferrari / Roma), participaram da oficina de gestão de projetos e captação de recursos 20 Secretários de Missões Palotinas e Responsáveis ​​pelas atividades missionárias sócio-caritativas. Este treinamento foi conduzido pelo Pe. Lord Winner, Procurador Assistente da Missão dos Claretianos. Os participantes (16 sacerdotes, 4 irmãs e 1 leigo) vieram de 7 países onde os palotinos estão trabalhando para reavivar a fé, para reascender a caridade: Itália (4), Alemanha (1), Índia (6), Ruanda (1), Tanzânia ( 2), Brasil (2), Peru (1), Polônia (2) e Moçambique (1).

Este treinamento foi organizado conjuntamente pelo Secretariado Geral das Missões e pelo Secretariado Geral para o Apostolado em colaboração com as Irmãs Palotinas (Congregação das Irmãs do Apostolado Católico e das Missionárias do Apostolado Católico). Foi aberto e encerrado pelo Pe. Jacob Nampudakam, Reitor Geral da SAC, que destacou a necessidade de organizar as secretarias da missão para ser eficiente em prol de nossas atividades missionárias. Para isso, o principal animador teve tempo para explicar não apenas teoricamente, mas também praticamente como fazer uma proposta de projeto, escrever, implementar, monitorar, avaliar um projeto. A boa notícia é que existem muitas agências de financiamento, mas para obter ajuda financeira, precisamos ser profissionais.

Este treinamento foi também um tempo para orar, aprender e compartilhar nossas experiências e esperanças missionárias seguindo o exemplo de nosso Fundador, São Vicente Pallotti. Ao final, todos os participantes agradeceram ao nosso Superior maior que tornou possível esse treinamento e expressaram um forte apelo por oferecer a mesma formação nos níveis continental, provincial, regional e local para todos os que estão envolvidos na implementação dos projetos missionários. Para isso, gostaria de aproveitar esta oportunidade para apelar a todos os participantes para que ponham em prática o que aprendemos durante este treinamento. Mesmo que nossas congregações sejam organizações baseadas na fé, não estamos isentos de ser e trabalhar como profissionais na realização de nossos projetos missionários.

Encontro de Palotina

O Encontro de Palotina que se realiza em nossa Província há alguns anos, tem como finalidade pensar, refletir, debater temáticas importantes à Província, que servem de orientação ao Conselho Provincial, bem como para indicar os assuntos a serem aprofundados no Encontro de Vale Vêneto, de 02 a 06 de janeiro de 2019.

O próximo Encontro de Palotina, de 16 (segunda-feira, início com a celebração eucarística às 18h) a 19 de julho (ao meio-dia) deste ano, terá como tema central a Carta Pós-Visita, elaborada pelo Conselho Geral da SAC, depois de ter visitado a todos os membros e casas da nossa Província. Será o início de um processo de reflexão com base nos desafios que nos serão propostos, sem esquecermos de confrontá-los com os Princípios Orientadores para o Triênio 2017-2019. Recordamos os participantes do referido encontro: o Regime Provincial; o Reitor ou o Primeiro Conselheiro das Comunidades Locais; os Reitores dos Seminários; o Animador Vocacional; os Diretores da Granja Arapongas e Gráfica Pallotti; os Diretores dos Colégios e Faculdade Palotina (FAPAS) e os membros da Equipe de Coordenação do Encontro de Vale Vêneto/2019.

 Reunião do Conselho Provincial  e Visita a Comunidade Local

Acontece no Seminário São Vicente Pallotti, no dia 19 de julho de 2018, logo após o Encontro de Palotina, a reunião do Conselho Provincial. Na sequência, dia 20, o Pe. Clesio Facco fará a visita aos membros da Comunidade Local São Vicente Pallotti, que abrange os confrades que atuam nas cidades de Palotina, Terra Roxa e Cascavel.

Saúde de nossos confrades

Pe. Casimiro Facco: nesta semana iniciou a aplicação de quimioterapia que será realizada a cada 21 dias. Serão 9 o total de aplicações.

Pe. Bonfilho Manfio: está com o mal de alzhaimer, nestes últimos dias a doença prejudicou o movimento das pernas. Está na cadeira de rodas.

Seminário sobre o Apostolado da Família

Acontece de 18 a 22 de julho de 2018, em Roma, Itália, o Seminário sobre o Apóstolado da Família. Este evento está sendo organizado pelo Secretariado para o Apostolado e coordenado pelo Secretário Geral Pe. Martin Manus SAC. Participa deste encontro pela Província o Pe. Laércio Rodrigues dos Santos, pároco de Deodápolis/MS. O Ir. Leandro Benetti que faz parte do secretariado também estará presente.

Encontro Palotino Sul-Americano dos Formadores e Formandos Consagrados

O encontro palotino sul-americano dos formadores e formandos consagrados, com o tema Vida fraterna: humanizar as relações, acontecerá em Palotina/PR, de 23 a 26 de julho próximo. A abertura será às 18h do dia 23 com a Celebração da Eucaristia. A terça-feira, dia 24, será dedicada à partilha: formadores e formandos em separado. No dia 25, quarta-feira, dedicaremos a manhã para refletir sobre o tema “A humanidade de Deus nos convida a sermos autenticamente humanos”: meditações sobre a humanidade de Jesus no Evangelho de João, temática esta que será desenvolvida pelo Pe. Pedro Sérgio Baldin, SAC. Neste mesmo dia, à tarde, Dom Edgar Xavier Ertl, SAC, vai palestrar sobre o tema Em Jesus Cristo, Apóstolo do Pai, somos irmãos. Já na quinta-feira, dia 26, o Pe. Alison Valguda, SAC, vai desenvolver o tema O diálogo entre humano e mistério. À noite concluiremos o encontro com um jantar de confraternização.

Este encontro entre formadores e formandos consagrados acontece a cada dois anos. Trata-se de uma oportunidade para crescermos na comunhão, na partilha, na fraternidade, no conhecimento mútuo, em vista de uma formação integral e integradora, conforme previsto em nossa Ratio Institutionis.

 Com o meu fraterno abraço e o desejo de vos encontrar na paz do Senhor, saúdo-vos em Cristo, Apóstolo do Eterno Pai.

Pe. Clesio Facco,SAC

Reitor Provincial

Compartilhe: