Fique por dentro das principais notícias da Província Nossa Senhora Conquistadora de Santa Maria

Santa Maria, RS, 26 de outubro de 2018.

 

Saudações…

 Coragem, levanta-te!

O texto do evangelista Marcos (10, 46-52) deste trigésimo domingo do tempo comum descreve a transformação na vida do cego Bartimeu, que passou de mendigo a seguidor.  A cegueira e a mendicidade colocavam ele a margem da sociedade e da religião.

A passagem de Jesus transformou-lhe a vida. Seu grito, “Jesus, Filho de Davi”, continha elementos de fé, que haveriam de salvá-lo. A compaixão do Filho de Davi poderia mudar-lhe a vida. Quiseram impedi-lo, mas sem sucesso.

Quando Jesus mandou chama-lo, agiu como se estivesse vendo. Não necessitou de ajuda para se aproximar de Jesus. Interrogado, manifestou o desejo de ver. Uma vez curado, pôs-se a seguir Jesus pelo caminho.

Como o cego, os discípulos do Reino tornam-se seguidores somente quando são curados da cegueira espiritual. Só, então, estão preparados para optar por Jesus, sem risco de fazer uma escolha precipitada. Os discípulos cegos tendem a se escandalizar e a mudar de rumo, quando se dão conta das consequências da opção pelo Reino. Quem vê, não corre esse perigo.

 

NOTÍCIAS

 IX Jornada Missionária

Acontece neste sábado, 27 de outubro de 2018, no Colégio Máximo Palotino, em Santa Maria/RS, a IX Jornada Missionária. Uma promoção da Província Nossa Senhora Conquistadora, do Secretariado para as Missões e da Faculdade Palotina (FAPAS). O tema central será: “Leigos: protagonistas da Evangelização” e o assessor será o Pe. Daniel Rocchetti SAC, membro da Região Mãe da Misericórdia, do Rio de Janeiro. O horário de início será às 7h30min e o término às 13h com o almoço. Inscrições no local do evento: R$ 10,00, incluso o almoço.

Informações do Economo Provincial

 Conta das missões: Muitos solicitaram o número da conta para as missões. Estou repassando o número. Vanderlei Luiz Cargnin. Banco do Brasil. Conta Corrente numero: 115.438-9. Agência: 3058-9. Favor comunicar o depósito para anotar. Caso alguma paróquia necessita de recibo comunicar.

 Aquizição de uma colheitadeira: Nos útimos encontros e assembléia recomendou-se a atualização das máquinas para agricultura. Depois de termos analizado no conselho foi comprada uma colhedeira para a fazenda de Arapongas. Esta semana foi entregue a máquina John Deere 680. Foi dado como pagamento uma carta de consórcio e o restante foi financiada num período de sete anos.

Atendimento médico na Comunidade Pe. Caetano Pagliuca: a partir dessa semana os horários do Dr. Paulo Freitas será nas segundas e quartas no horário das 11h30min à 12h.

Inauguração da Casa de Recuperação: no dia 1° de novembro de 2018, às 9h30min será inaugurada a Comunidade Renascer, com sede na nossa Casa em Cascavel/PR. Se confrades da Comunidade Local puderem estar presentes será muito importante.

Confrades doentes: Padre Achylle A. Rubim – não sai mais da cama. Está bastante debilitado e não consegue conversar. Padre Casimiro Facco – tem decaido muito na sua saúde nestes últimos dias. Está muito fraco. Continua com o tratamento da químioterapia. Pe. Nelis Soncini – na madrugada de sexta-feira, 19 de outubro de 2018, o Pe. Nelis foi internado no Hospital de Caridade, em Santa Maria/RS, apresentando um quadro de taquicardia supraventricular (elevação da frequência cardíaca acima do normal). Foram realizadas medicações, como não apresentou melhoras, teve que fazer uma cardioinversão. Esta normalizou parcialmente a taquicardia. No sábado apresentou alterações nos resultados dos exames laboratoriais, com a indicação de um infarto, sendo assim permaneceu na UTI Coronariana. Segunda-feira, 22 de outubro, foi realizado um cateterismo onde apresentou vários entupimentos que serão corrigidos com a colocação de stents. Mesmo com todos os procedimentos e medicações administradas continua apresentando arritmias graves. Na próxima terca-feira, 30 de outubro realizará um exame para investigar as causas da arritmia e a necessidade de implantar um desfibrilador transcutâneo que através de choques normaliza o ritmo cardíaco. A eles a nossa oração.

Encontro Vocacional

Conforme nos escreve o Pe. Ailton Joaquim de Oliveira: “Neste final de semana haverá o Encontro Vocacional no Seminário Maria Mãe  dos Migrantes, em Ariquemes/RO. Começa hoje à noite, 26 de outubro e termina no domingo, dia 28 de outubro, com o almoço. Estão inscritos 15 vocacionados. O nosso desejo é que a resposta seja positiva. Rezemos ao Senhor da messe que nos envie mais operários.”

Encontro Provincial dos Formadores

Conforme nos escreve o Pe. Mércio José Cauduro: “Acontecerá durante os dias 02 e 03 de novembro de 2018, no Colégio Máximo Palotino, em Santa Maria/RS, o segundo Encontro Provincial dos Formadores. Na manhã do primeiro dia faremos uma reflexão sobre o processo formativo a partir do texto “Rostos da comunidade e comunidade formadora”, de autoria do Frei André Tavares, OP. Além disso, haverá um tempo dedicado à partilha da situação de nossas casas de formação, das alegrias e desafios que estão sendo vivenciados/percebidos, bem como a abordagem de assuntos diversos pertinentes à formação ordinária.”

Congresso Consultivo dos Superiores

Aconteceu de 08 a 18 de outubro de 2018, o XII Congresso Consultivo dos Superiores da Sociedade do Apostolado Católico, em Kigali, Ruanda. O tema central do Congresso foi “Transformação Missionária da Vida e da Pastoral”. Os temas específicos: As novas estratégias para as missões; A realidade e os desafios da formação na SAC hoje; A UAC como associação pública de fiéis: a responsabilidade da comunidade de fundação na UAC e para a UAC; Eleições na Sociedade: a responsabilidade do Conselho Provincial e o voto eletrônico; A comissão especial para a proteção dos menores e a situação dos confrades que tem filhos; Critérios sobre a distribuição dos textos oficiais da SAC; Contribuição das entidades ao Generalato e, Avaliação e procedimentos da futura Assembleia Geral.

A cada sexênio acontecem dois congressos consultivos, onde o Reitor Geral reúne os provinciais e regionais para consultar sobre determinados temas, no caso deste, estes que foram acima citados. Nos próximos meses teremos a disposição um relatório do congresso, elaborado pelo Conselho Geral.

Atualmente na Ruanda, os palotinos tem uma forte presença. A missão naquele país iniciou em junho de 1973, com a ida de seis palotinos poloneses. A delegação se tornou Região em maio de 1988 e em dezembro de 2015 tornou-se a primeira província no continente africano. Hoje conta com 01 bispo, 59 padres, 02 irmãos, 03 seminaristas com consagração perpétua, 28 seminaristas com consagração temporária e 09 noviços. Os membros atuam na Ruanda, Congo e Bélgica.

A Ruanda está localizada  na região dos grandes lagos da África centro–oriental. Recebeu uma atenção internacional considerável devido ao genocídio ocorrido em 1994, no qual cerca de um milhão de pessoas foram mortas, num período de 3 meses. A população é predominantemente jovem e rural. Atualmente o país possui aproximadamente 11,5 milhões de habitantes distribuídos em 26.338 quilometros quadrados, o que o torna densamente povoado. Apresenta um bom nível de desenvolvimento, a renda média triplicou nos últimos 10 anos.

Os ruandeses são provenientes de apenas um grupo cultural e linguístico, o Banyarwanda, embora dentro deste grupo há três subgrupos: os HútusTútsis e os Twa. Os Twa são pigmeus que habitam a floresta, descendentes dos primeiros habitantes de Ruanda. Estudiosos discordam sobre as origens e as diferenças entre os hútus e tútsis; alguns acreditam que as diferenças são derivadas de antigas castas sociais dentro de um único povo, enquanto outros acreditam que os hútus e tútsis chegaram ao país separadamente e de diferentes locais.

cristianismo é a maior religião do país e a língua principal é o kinyarwanda, falado pela maioria dos ruandeses, com o inglês e francês servindo como línguas oficiais. Ruanda tem um sistema presidencialista de governo. Ruanda hoje tem baixo nível de corrupção em comparação com os países vizinhos, embora as organizações de direitos humanos relatam supressão de grupos de oposição, a intimidação e as restrições à liberdade de expressão. O país tem sido governado por uma hierarquia administrativa desde os tempos pré-coloniais. Há cinco províncias delineadas por fronteiras estabelecidas em 2006. O Ruanda é um dos dois únicos países com maioria feminina no parlamento nacional.

Embora próximo da Linha do Equador, o país possui um clima temperado, devido a sua alta elevação. O terreno consiste principalmente de planaltos gramíneos e colinas suaves. A abundante vida selvagem, incluindo raros gorilas-das-montanhas, resultou no turismo tornando-se um dos maiores setores da economia do país.

Transferências

 No dia 20 de novembro de 2018 iniciaremos a montagem do nosso quadro provincial para 2019. Queremos concluir esse processo até o dia 20 de dezembro de 2018. Há confrades que já se colocaram a disposição para mudar de atividade e outros serão transferidos por necessidades da Província. Nossa Província há muitos anos vem diminuindo, devido as poucas vocações, as desistências, doenças e mortes.  Seremos obrigados neste e nos próximos anos a entregarmos algumas paróquias. Este é um capítulo complexo para o Conselho Provincial. Mas vamos em frente com a nossa missão de coordenação e animação da vida provincial. É com certeza que em 2019 continuaremos servindo ao Senhor com estes coirmãos dispostos e corajosos nas mais diversas atividades apostólicas que temos sob os nossos cuidados como padres e irmãos palotinos, com um carisma muito especifico e atual, para colaborarmos na evangelização e na missão da Igreja.

Com o meu fraterno abraço e o desejo de vos encontrar na paz do Senhor, saúdo-vos em Cristo, Apóstolo do Eterno Pai.

Pe. Clesio Facco,SAC

Reitor Provincial

Compartilhe: