Fique por dentro das principais notícias da semana da Província Nossa Senhora Conquistadora

Santa Maria, RS, 14 de setembro de 2018

 Saudações…

 “Vai para longe de mim, satanás!”

O trecho do Evangelho deste 24º Domingo do Tempo Comum (Mc 8, 27-35) nos mostra que o conflito entre Jesus e Pedro, quando este foi chamado de “satanás”, teve origem na diferente maneira de se posicionar diante do querer divino. Jesus, enquanto Filho obediente, dispunha-se a fazer, em tudo, a vontade do Pai, mesmo devendo sofrer, ser rejeitado e morto. Pedro, como demonstração de amizade pelo Mestre, tenta tirar-lhe da cabeça estas ideias. Afinal, segundo a tradição, o Messias seria revestido de glória e poder, na condição de protegido de Deus.

A boa intenção de Pedro não evitou que se apartasse da mente divina. Seu modo de pensar seguia os esquemas humanos. Jesus, por sua vez, sabia que os caminhos do Pai eram outros. E não estava disposto a abrir mão deles!

 

NOTÍCIAS

Confrades doentes

Conforme escreve o Pe. Vanderlei Cargnin:

Pe. Ládio Girardi: colocou dois stent (endoprótese expansível caracterizada como um tubo) nas arterias do coração. Está na comunidade Pe. Caetano Pagliuca. Atualmente encontra-se na cadeira de rodas. Está fazendo a reabilitação com fisioterapias. Está muito bem e animado.

Pe. Ângelo Lôndero: Encontra-se internado no Hospital de Caridade. O problema que ele tem é uma confusão mental. Foi feito uma ressonância magnética e também uma cintilografia do cérebro e apresentou uma mancha cinza no sistema nervoso central. Fizeram outros exames do licor da medula e descartaram a possibilidade de vírus, fungo, bactérias, tuberculose e linfoma. Está novamente sob o cuidado do Neorologista Diogo Trevisan. Ele está fazendo de tudo para achar o diagnóstico. O Dr. Paulo Freitas, a enfermeira Fláviana e eu estamos acompanhando o caso. Ele está sendo acompanhado durante a semana por cuidadores e nos finais de semana pelos seminaristas.

Pe. Achylle A. Rubin: Está bastante agitado e também muito confuso. Na quarta-feira esteve no velório da sua irmã Maria Augusta. No momento ele requer muitos cuidados.

Pe. Casimiro Facco: Está reagindo bem com o tratamento de quimioterapia. Nesta sexta feira durante todo o dia esteve no Hospital da Unimed, em Santa Maria, fazendo mais uma aplicação.

Em nossas orações rezemos pela saúde e restabelecimento de nossos confrades.

 A formação palotina como acompanhamento para o crescimento

Os PP. Jurandir e Mercio escrevem: “Entre os dias 10 a 15 de setembro está acontecendo em Roma, no centro de formação “Cenáculo”, na Via Giuseppe Ferrari, o encontro para os responsáveis pela formação permanente nas diversas jurisdições da SAC, organizado pelo Secretariado Geral para a Formação da SAC. O encontro tem como temática “A formação palotina como acompanhamento para o crescimento”, e conta com 23 participantes provindos das mais deversas partes do mundo onde estamos presentes. Dentre os participantes, 03 são irmãs palotinas. De nossa Província somos dois representates, PP. Jurandir Goulart Soares e Mercio José Cauduro. A metodologia do encontro consiste em palestras e grupos de trabalho para aprofundar a reflexão e partilhar as experiências, alegrais, desafios e espernaças vividas em cada jurisdição. Estamos experimentando um ambiente fraterno e alegre. Mesmo com a dificuldade das línguas, vive-se um clima de comunhão e esperança. São grandes os desafios que provêm da formação permanente, mas o fundamental consiste em oferecer oportunidades para que todos os membros da SAC participem ativamente deste processo de formação.

 Conclusão da Primeira Etapa da Formação Permanente

 Conforme comunicação recebida do Pe. Alison Valduga: “Dos dias 4 a 13 de setembro aconteceu no Colégio Máximo Palotino em Santa Maria-RS, o Curso de Formação Permanente da Província Nossa Senhora Conquistadora. Estiveram presentes 15 membros, entre os quais, estavam irmãos, padres e bispo. Foi um tempo particular para cada participante. Dessa forma, foi possivel conhecer-se mutuamente e partilhar os desafios e as esperanças da igreja, da provincia, da vida pessoal e comunitária. Também se teve a possibilidade de aprofundar o conhecimento com a ajuda dos vários assessores que contribuiram a seu modo com os temas propostos. Todo o encontro foi regado de um bom chimarrão e uma saudável convivência. Que esses momentos continuem “sempre più”, como dizia nossa fundador São Vicente Pallotti.”

 Doutorado em História da Igreja

 O Pe. Juliano Dutra que no mês de junho de 2018, concluiu o Mestrado em História da Igreja, retornará a Roma, Itália, no próximo mês de outubro para encaminhar o doutorado na Pontifícia Universidade Gregoriana. O período de permanência será de outubro de 2018 a maio de 2019. Concluído este período retorna para o Brasil, a fim de realizar a pesquisa, cujo tema está relacionado as Missões Jesuíticas no sul do Brasil.

Mestrado e Doutorado em Filosofia

 O Pe. Wellington Carvalho de Macedo viaja no dia 04 de outubro de 2018 para Gossau, Suiça. Inicialmente aprofundará a língua alemã e francesa, pois os seus estudos e exames serão prestados nestas duas línguas. Fará o mestrado e doutorado em Filosofia na cidade de Fribourg. A pesquisa será em torno da Fenomenologia em Husserl.

Fotografias

 Conforme nos escreve o Pe. Márcio Sistherenn: “Caros confrades, juntamente com o Pe. Jadir Zaro e Equipe da Revista Rainha, estamos montando o Calendário Palotino 2019. O tema central do Calendário será sobre as vocações, de modo especial, sacerdotal e religiosa. A intenção é que cada Comunidade Local tenha uma página no Calendário. Nesta página será colocada uma foto (padres e irmãos palotinos) e outras fotos relacionadas ao trabalho de animação vocacional que acontece naquela Comunidade Local (Encontro Vocacional, Pastoral Vocacional, Retiro com Jovens, Missa Vocacional, Animação Vocacional nos Colégios). Portanto, pedimos que até o dia 19 de setembro de 2018, cada Reitor da Comunidade Local envie, no e-mail abaixo, fotos para o Calendário, uma foto da Comunidade Local e três fotos dos trabalhos vocacionais que acontecem na Comunidade Local. Quando anexar as fotos, por gentileza, identificar a Comunidade Local, o local da foto e o evento. E-mails: [email protected] e [email protected]”.

 Festa dos Jubilares

Conforme nos escreve o Pe. Vanderlei L. Cargnin: “No dia 20 de setembro de 2018, haverá em Vale Vêneto, a festa jubilar de 25 e 50 anos de Consagração e 25 anos de Ordenação Presbiteral dos nossos confrades. Este ano os homenageados são: 25 anos de Consagração: PP Sérgio Lasta e Eriberto Schwamback, 50 anos de Consagração: Ir. Oscar Roggia.  25 anos de Sacerdócio: PP. Sérgio Petkowisk, Selvino Alves Ribeiro e João Aparecido Bergamasco. A missa será às 10h na Igreja Matriz de Vale Vêneto e o almoço festivo às 12h no Centro Cultural Rainha dos Apóstolos. A liturgia da missa será da Festa de São Vicente Pallotti tendo em vista que este ano celebramos os 200 anos da ordenação. A missa será presidida pelo padre João Aparecido Bergamasco. Todos os jubilares presentes falarão durante a homilia. Cada um tem aproximadamente 5 minutos para dar um testemunho vocacional desses anos vividos de consagração e de sacerdócio. Para efeitos de organização cada jubilar pode convidar em torno de 15 pessoas entre familiares e amigos. Caso tiver mais convidados sinta-se livre em contatar os organizadores. A confirmação da presença, número de convidados, hospedagem e outros deve ser feita até o dia 17 de setembro segunda-feira nos seguintes contatos: com Vanderlei Luiz Cargnin, 55 3220-4590 ou 55 98149-1545 em Santa Maria. No escritório central podem deixar recado com a Sonia Durlo (Soninha). Sobre hospedagem tratar diretamente com os PP. Lino Baggio, 55 3289-1083 em Vale Vêneto e Salvador Leandro Barbosa, (55) 3221 2970. Contamos com a presença de todos os jubilares e com a presença dos confrades da nossa Província.”

Retiro das Comunidades Locais do RS

De 24 a 27 de setembro de 2018 ocorrerá o retiro das comunidades locais do Rio Grande do Sul, em Vale Vêneto/RS. Quem irá orientar o retiro será o bispo emérito da Diocese de Monte Negro/RS, Dom Paulo A. de Conto. A temática que norteará o retiro será relacionada com o seguimento de Cristo e o chamado vocacional. Cada reitor local verifique em sua comunidade quais membros irão participar do retiro e faça a comunicação ao Pe. Lino Baggio. Aproveitemos esta ocasião! Será um momento oportuno para aprofundar elementos próprios da nossa espiritualidade, além do encontro e da convivência fraterna gratuita entre nós. O retiro iniciará às 18h do dia 24, com a Celebração Eucarística.

Com o meu fraterno abraço e o desejo de vos encontrar na paz do Senhor, saúdo-vos em Cristo, Apóstolo do Eterno Pai.

Pe. Clesio Facco,SAC

Reitor Provincial

Compartilhe: