Monsenhor João Bergamasco, nomeado Bispo pelo Papa Francisco, será ordenado na Catedral de Umuarama

Na tarde de quinta-feira, 20, foi realizado na residência episcopal, com início às 14h30, a coletiva de imprensa e coffee break de divulgação e apresentação do padre, Mons. João Aparecido Bergamasco, para toda a imprensa local, clero e os funcionários da Cúria Diocesana. A Nunciatura Apostólica no Brasil, acolhendo o pedido de renúncia apresentado por dom Segismundo Martinez Alvarez, comunicou na última quarta-feira, 19/12, a decisão do papa Francisco em nomear bispo para a diocese de Corumbá, MS, o Mons. João Aparecido Bergamasco.

Na ocasião, o Bispo Diocesano, Dom Frei João Mamede Filho, OFM Conv., atendeu e recebeu todos os presentes, realizando a apresentação do Mons. João e contando mais detalhes do motivo de sua presença. Dom Mamede relembrou que o Mons. Bergamasco nasceu em nossa Diocese, em Marabá, distrito de Tuneiras D’Oeste, PR. Ele é padre religioso da Sociedade do Apostolado Católico (Palotino) e, atualmente, é pároco na paróquia Nossa Senhora de Fátima, em Fátima do Sul, MS.

Dom João também divulgou que a ordenação do Mons. Bergamasco será realizada em nossa Diocese. A celebração está prevista para o domingo, 03/03/19, às 18h, na Catedral do Divino Espírito Santo, com a presença de arcebispos, bispos, padres, diáconos, seminaristas e fiéis de toda a Diocese, o Paraná e o Brasil.

A celebração será ainda mais especial, pois na ordenação de um novo bispo, o nomeado pode escolher o local e os três bispos ordenantes. Um bispo é o ordenante principal de todo o rito e celebração, e os outros dois são coordenantes, que auxiliam em toda a ordenação. Como bispo ordenante, o Mons. Bergamasco escolheu o Bispo Emérito da Diocese de Umuarama, Dom José Maria Maimone, SAC, além de nossa amada Igreja Local para ser ordenado.

 

Fonte e fotos: Diego Fernando Jacob
Publicitário, assessor de comunicação e imprensa diocesana

 

Compartilhe: