Notícias da semana: Castigo António Psere será ordenado diácono para a Igreja

Santa Maria, RS, 03 de agosto de 2018.

 Saudações…

“Eu sou o pão da vida. Quem vem a mim não terá mais fome e quem crê em mim nunca mais terá sede”. O milagre da multiplicação dos pães criou no coração da multidão expectativas indevidas a respeito de Jesus. Este logo percebeu o que estava acontecendo. A multidão o procurava não por causa do Reino, mas por ter comido pão. O intenção de Jesus superava o mero alimento material. Tinha algo muito mais importante para oferecer à humanidade faminta: ele mesmo, “o pão da vida.” Jesus é o “pão da vida” para quem se dispõe a viver em comunhão com ele e a se deixar alimentar por seu exemplo de vida.

 

NOTÍCIAS 

Ordenação Diaconal

Nos escreve o Pe. Salvador Leandro Barbosa: “Em nome dos Formadores e Formandos do Colégio Máximo Palotino, venho, pois, convidar Você e Membros de sua Comunidade Local para participar da Celebração Eucarística na qual o formando de consagração perpétua Castigo António Psere será ordenado diácono. Dia 05 de agosto de 2018 (domingo), às 10h, na Basílica Medianeira. Após a missa será servido o almoço, por adesão, no salão paroquial. Para os que ficarão para o almoço, por gentileza, confirmem sua presença: – fone 3221 2970 ou pelo email: [email protected]; ou ainda: whatsapp (55) 99622-0049. Obs.: Os que precisarem de hospedagem devem entrar em contato pelos mesmos meios e data mencionados acima. Desde já, somos gratos pela sua presença!” 

Castigo António Psere, SAC

Nasceu aos 12 de novembro de 1985, em Govuro, Inhambane, Moçambique, é filho de António Mulaicho Psere e Ana Zacuva Madaile, residentes em Govuro, Inhambane, Moçambique. O Castigo António fez a sua Primeira Consagração na Sociedade do Apostolado Católico (SAC), aos 02 de fevereiro de 2012, e no dia 21 de janeiro de 2018, na Igreja Nossa Senhora do Amparo, em Quissico, Moçambique, emitiu sua Consagração Perpétua a Deus na SAC. O Castigo António concluiu o Curso de Filosofia (Bacharelado) em 2014, em Merrivale, África do Sul e concluirá o Curso de Teologia (Bacharelado) em 2018, na Faculdade Palotina (FAPAS), em Santa Maria/RS – Brasil. Recebeu os Ministérios de Leitor e Acólito no dia 28 de outubro de 2015 e foi admitido à Ordem do Diaconato pelo Conselho Provincial no dia  19 de abril de 2018. O Professo Castigo António em 2017 realizou o Ano de Estágio Pastoral na Paróquia São Francisco de Assis, em Ariquemes/RO.

Situação de Saúde de alguns confrades

Pe. Jerônimo Brixner: foi internado segunda-feira, 30/07/2018, no Hospital de Caridade em Santa Maria/RS, devido a uma pancreatite aguda (inflamação no pâncreas). Hoje pela manhã deixou o hospital e permanecerá por alguns dias na Comunidade Local Caetano Pagliuca.

Pe. Nori José Broch: foi internado em Cascavel/PR, no dia 31 de julho de 2018, terça-feira, para retirar a visícula devido a grande quantidade de micro cálculos. Esse procedimento é feito para evitar inflamações no pâncreas. Tudo transcorreu bem, no dia seguinte foi para casa, a fim de repousar e se recuperar do procedimento.

Pe. Ládio Girardi: foi internado no Instituto do Coração (ICARDIO), em Santa Maria/RS, nesta sexta-feira, 03/08/2018 para fazer uma série de exames. Inicialmente foi identificada uma inflamação numa válvula do coração.

Pe. Casimiro Facco: fez a segunda aplicação de quimioterapia. Está respondendo muito bem ao tratamento. Apresentou uma boa recuperação.

Encontro dos Estagiários

Aconteceu nesta sexta-feira, 03 de agosto de 2018, no Colégio Máximo Palotina, em Santa Maria/RS, o encontro dos seminaristas do terceiro ano do Curso de Teologia que estão realizando o ano de estágio pastoral. São os seguintes: Emerson Gabriel de Souza Coutinho, Paróquia Santo Antônio, Cachoeira do Sul/RS; José Ananias Fernane Neto, Paróquia São Cristovão, Nova Alvorada do Sul/MS; Rogério Ferreira de Morais, Paróquia Nossa Senhora de Fátima, Fátima do Sul/MS. O encontro foi de estudos e partilhas de experiências. O evento foi coordenado pelo Pe. Vanderlei Luiz Cargnin.

Revista Rainha dos Apóstolos

A partir das sugestões do Encontro de Palotina propomos que cada Conselho Local motive os membros de sua Comunidade Local, a fim ampliar as assinaturas através de representantes da Revista Rainha.

O representante pode ser um ministro, um catequista, um coordenador de pastoral ou movimento, etc. Ele tem o papel de divulgar a Revista em sua comunidade, fazer assinaturas e encaminhar para o setor responsável, acompanhadas do devido pagamento, descontada a sua comissão. Para ser representante da Rainha é necessário conseguir, no mínimo, cinco assinaturas. As revistas serão enviadas pelo correio para o representante, que as distribuirá aos seus assinantes.

A Revista Rainha fornece os cartazes, revistas extras, recibos e brindes. O representante ganha uma assinatura gratuita, prazo diferenciado para pagamento, 15% de comissão a partir de cinco assinaturas e 20% de comissão a partir de nove assinaturas. Atualmente o valor anual da assinatura é de R$ 105,00.

Serviço de Animação Vocacional

Escreve o Pe. Márcio Sistherenn: “Caros confrades, desejo encontrá-los bem, renovados na vocação e entusiasmados na missão. Está chegando o mês de agosto, mês dedicado às vocações. Para aquecer os nossos corações, cito uma parte das palavras que o Conselho Geral escreveu sobre a pastoral vocacional de nossa Província. “A pastoral vocacional, inserida no contexto do Sínodo dos bispos para a juventude, consiste em rezar e trabalhar pelas vocações. É um compromisso de todos os membros que se realiza pelo testemunho de vida. O crescente número de jovens que sentem o chamado para a vida palotina na Província de Santa Maria é sinal positivo do testemunho dos confrades, da oração do Povo de Deus e de uma organização do trabalho vocacional…” (Carta do Conselho Geral da SAC à Província, no ponto III Formação: ser como Jesus Cristo, n. 8, p. 10). Importante ressaltar que a análise do Conselho Geral quanto à pastoral vocacional em nossa Província foi positiva. Noto que estamos dando passos significativos para se criar uma cultura vocacional em nossa Província. Preparamos o terreno, agora chegou o tempo de semear, acompanhar e colher os frutos vocacionais.

Por isso, convido a todos os confrades a fazer deste mês de agosto, o melhor ano de promoção vocacional de sua vida. Para que isso aconteça, no campo apostólico que exerço na Província, o que farei concretamente para despertar novos jovens para seguir Jesus Cristo na Comunidade Palotina? Quais são os meios que vou utilizar para atrair os jovens? Quem são os jovens que acompanho? Quantos jovens a minha comunidade local enviará para os encontros vocacionais em nossas casas de formação em 2018?

Falando em encontros vocacionais, teremos neste segundo semestre dois no Seminário de Palotina. O primeiro dia 05 de agosto para os jovens de Palotina e região, porque são mais novos. O Segundo encontro vocacional será realizado de 19 a 21 de outubro em Palotina com os jovens de todo o Brasil que pretendem entrar no Postulado 2019. Nesta última data, os Seminários de Ariquemes e Manaus também farão encontros vocacionais. Neste mês de agosto chegarão novos materiais vocacionais (subsídios, folders e orações). Qualquer dúvida entre em contato pelo telefone (44) 997736006. Fraterno abraço a todos.”

 Com o meu fraterno abraço e o desejo de vos encontrar na paz do Senhor, saúdo-vos em Cristo, Apóstolo do Eterno Pai.

Pe. Clesio Facco,SAC

Reitor Provincial

Compartilhe: