Notícias da semana da Província Nossa Senhora Conquistadora de Santa Maria

Santa Maria, RS, 01 de junho de 2018.

 Saudações…

 NOTÍCIAS

 Mestrado em Educação

Conforme nos escreve o Pe. Jurandir Goularte Soares: “Após 4 anos de estudos chego ao fim do Curso de Mestrado em Educação com Especialização em Ensino de Filosofia pela Universidade Pedagógica de Moçambique, Campos Maxixe.

Em primeiro lugar agradeço a Deus por todas as graças concedidas, particularmente pela perseverança nos momentos mais difíceis da pesquisa (com o assalto que sofremos perdi todo trabalho quase pronto. Além disso, conjugar o trabalho da formação, a pastoral paroquial e os estudos acadêmicos). Também agradeço a Família Palotina por todas as condições necessárias criadas (a aprovação do Conselho Provincial, a bolsa de estudos do Conselho Geral, a colaboração dos membros da Delegação Rainha dos Apóstolos) para que eu pudesse realizar uma pesquisa, na área da antropologia africana, que seja uma contribuição à missão, especialmente, à formação dos seminaristas e da juventude dessa Diocese de Inhambane.

A dissertação intitulada: “Muntu: a noção de pessoa no pensamento africano como referencial na construção de uma pedagogia africana humanizadora”, tem a finalidade de estudar a filosofia contemporânea africana como base epistemológica para conhecer a noção de pessoa muntu no pensamento africano. Além disso, procura estudar o homem africano a partir da interdisciplinaridade, isto é, da antropologia filosófica e teológica, com vista a indicar estratégias pedagógicas contextualizadas que favoreçam a libertação e a promoção humana da juventude africana.

A apresentação do trabalho foi na quarta-feira dia 30 de maio, obtendo uma aprovação satisfatória da banca examinadora. Dado esse fato, sou profundamente grato a Deus e digo a todos que me apoiaram nessa aventura, muito obrigado! Que tudo isso esteja ao serviço do Reino de Deus.”

Saúde de nossos confrades

Pe. Reneu Stefanello: nos comunicou que apresentou enfraquecimento, baixa imunidade e febre. O diagnóstico inicial apresentou uma Agranulacitose. Está fazendo o tratamento em Manaus/AM.

Pe. Augusto Martins de Barros: está internado no Hospital de Ariquemes/RO devido uma série de alergias.

Pe. Casimiro Facco: está se tratando e encontra-se na Comunidade do Patronato, os sinais de melhoras são lentos.

Rezemos pela saúde de nossos confrades.

Visita à Comunidade Local Pe. Senito Durigon

Nos dias 04 a 08 de junho de 2018 haverá visita do Conselho Provincial na Comunidade Local Pe. Senito Durigon. Esta comunidade abrange as paróquias: São Judas Tadeu, Santa Rita de Cassia, São Martinho de Lima e Divino Espírito Santo, todas em Campo Grande e a Granja Arapongas em São Gabriel do Oeste/MS. A visita será realizada pelo Pe. Clesio Facco.

Novo Consultor Geral

 O Conselho Geral nomeou no dia 31 de maio de 2018, o novo Consultor Geral e Secretário Geral para as Missões – Pe. Romualdo Uzabumwana SAC da Província da Sagrada Família (Ruanda/Congo). O Pe. Romualdo atualmente estava fazendo o Doutorado em Psicologia, Roma – Itália. A ele a nossa prece e agradecimento pela disponibilidade em servir a Sociedade.

Visita à Comunidade Local Caritas Christi

O Pe. Lino Baggio, Vice Provincial fará a visita a Comunidade Local Caritas Christi de 06 a 08 de junho de 2018. No dia 06 de junho, na parte da manhã participará do Encontro dos Religisos Consagrados com os Bispos do Rio Grande do Sul, no CECREI, em São Leopoldo/RS. Na sequência visitará os confrades das duas Paróquias: São Vicente Pallotti e Nossa Senhora de Fátima e do Colégio São Vicente Pallotti em Porto Alegre/RS.

 Livro sobre a “Origem Histórica da Província…”

Nesta semana foi impresso e já está disponível para a leitura, o  Livro “Origem Histórica da Província Nossa Senhora Conquistadora” – Segunda Parte (1919-1929), escrito pelo Pe. João Baptista Quaini SAC. O objetivo deste volume é continuar a História dos Palotinos no Rio Grande do Sul cujo primeiro foi publicado pelo Pe. Genésio Bonfada SAC, em 1991. O livro está sendo enviado para cada comunidade, alguns já receberam e outros receberão no decorrer dos dias.

Com o meu fraterno abraço e o desejo de vos encontrar na paz do Senhor, saúdo-vos em Cristo, Apóstolo do Eterno Pai.

 

Pe. Clesio Facco,SAC

Reitor Provincial

Compartilhe: