Notícias da Semana destaca a carta pós visita do Conselho Geral da SAC

Santa Maria, RS, 06 de julho de 2018.

 Saudações…

 “Ele se admirava da incredulidade deles.”

 No trecho do Evangelho (Mc 6, 1-6) deste décimo quarto domingo do tempo comum percebemos que Jesus ao anunciar o Reino em sua terra, foi questionado. A crítica tinha como ponto de partida o fato de ser conhecido entre eles. Conheciam a profissão dele, o nome da mãe e o dos irmãos, sabiam quem eram suas irmãs. Por isso não encontravam explicação para a pregação cheia de autoridade e para os milagres operados por Jesus. Ficaram chocados com ele e o rejeitaram!

Na raíz da incredulidade havia um duplo equivoco. O primeiro consiste em pensar que Deus só escolhe para seu serviço pessoas de alto padrão social e religioso, com vasta bagagem cultural, adquirida junto aos mestres reconhecidos. O segundo refere-se a uma espécie de complexo de inferioridade que levava a excluir a possibilidade de alguém deles ser escolhido como profeta com a missão de falar em nome de Deus e realizar suas obras.

A experiência dos antigos profetas permitiu a Jesus compreender o que se passava. Por isso, não se deixou intimidar. Seguiu adiante, cumprindo a missão confiada pelo Pai.

NOTÍCIAS

Carta Pós Visita do Conselho Geral

Nos meses de março à abril de 2018, aconteceu em nossa Província a visita do Conselho Geral da SAC com os objetivos de nos orientar e solidificar a comunhão entre nós. Tratou-se de um momento de graça e bênção que, certamente, nos ajudou a perceber os passos que foram dados, a identificar as fragilidades, a compreender os desafios, e saborear  nossas conquistas. A visita foi realizada por todos os membros do Conselho Geral, a saber: Pe. Jacob Nampudakam Reitor Geral (Índia); Pe. Josef Lasak – Vice-reitor Geral (Polônia), Pe. Martin Manus – Conselheiro (Alemanha), Pe. Denilson Geraldo – Conselheiro (Brasil) e Pe. Jean Bertrand Etoundi – Conselheiro (Camarões).

É importante destacar que a visita aconteceu no ano do Bicentenário da Ordenação Presbiteral de São Vicente Pallotti. Nesse sentido fomos convidados a entoar juntos o nosso canto de alegria pelos 200 anos de ordenação presbiteral de nosso santo fundador. Ao mesmo tempo, fomos convidados a redescobrir a riqueza espiritual do sacerdócio de Jesus Cristo. Neste clima de festa e de reflexão, agora com humildade e abertura queremos acolher as orientações que nos são oferecidas por escrito, como resposta ao que foi partilhado nos diversos encontros com os visitadores.

A carta está sendo impressa, e será distribuída a todos os membros da nossa Província e teremos tempo de estudá-la com maior profundidade nas Comunidades Locais, no Encontro de Palotina e no Encontro de Vale Vêneto. A Lei da Sociedade do Apostolado Católico fala de uma contínua renovação e trata a visita como o início de um processo que se realizará durante o sexênio.

Pe. Juliano Dutra SAC

Depois de pouco mais de seis anos de trabalho missionário em Moçambique foi-me dada a possibilidade de aprofundar os estudos em História da Igreja, em Roma. Assim que, de junho de 2015 até o final do mês passado, estive fazendo o mestrado nesta área na Univerdade Gregoriana. Como não tinha formação específica em história fui obrigado a fazer um ano propedêutico e depois sim, dois anos de mestrado. Escrevi como conclusão do mestrado um pequeno texto em italiano sobre a reforma luterana; o título ficou assim “L’idea di riforma della Chiesa in Lutero tra rinnovamento e storia nel XVI secolo”. Agradeço a Deus pela graça de poder, durante três anos, me dedicar exclusivamente ao aprofundamento dos estudos. Agradeço também o apoio e a oportunidade dados pela província; particularmente aos conselhos provinciais (anterior e atual) e aos coirmãos Alison Valduga e Pedro Baldin que compartilharam comigo, momentos de alegrias e sofrimentos, neste período de estudos.

 Encontro de Palotina

 O Encontro de Palotina que se realiza em nossa Província há alguns anos, tem como finalidade pensar, refletir, debater temáticas importantes à Província, que servem de orientação ao Conselho Provincial, bem como para indicar os assuntos a serem aprofundados no Encontro de Vale Vêneto, de 02 a 06 de janeiro de 2019.

O próximo Encontro de Palotina, de 16 (segunda-feira, início com a celebração eucarística às 18h) a 19 de julho (ao meio-dia) deste ano, terá como tema central a Carta Pós-Visita, elaborada pelo Conselho Geral da SAC, depois de ter visitado a todos os membros e casas da nossa Província. Será o início de um processo de reflexão com base nos desafios que nos serão propostos, sem esquecermos de confrontá-los com os Princípios Orientadores para o Triênio 2017-2019. Recordamos os participantes do referido encontro: o Regime Provincial; o Reitor ou o Primeiro Conselheiro das Comunidades Locais; os Reitores dos Seminários; o Animador Vocacional; os Diretores da Granja Arapongas e Gráfica Pallotti; os Diretores dos Colégios e Faculdade Palotina (FAPAS) e os membros da Equipe de Coordenação do Encontro de Vale Vêneto/2019.

Seminário sobre o Apostolado da Família

Acontece de 18 a 22 de julho de 2018, em Roma, Itália, o Seminário sobre o Apóstolado da Família. Este evento está sendo organizado pelo Secretariado para o Apostolado e coordenado pelo Secretário Geral Pe. Martin Manus SAC. Participa deste encontro pela Província o Pe. Laércio Rodrigues dos Santos, pároco de Deodápolis/MS. O Ir. Leandro Benetti que faz parte do secretariado também estará presente.

Instituto Sul Americano de Estudos Palotinos

 O curso de formação palotina promovido pelo Instituto Sul Americano de Estudos Palotinos (ISEP), acontece de 09 a 19 de julho de 2018, no Colégio Máximo Palotino, em Santa Maria/RS. Estão inscritos quarenta e dois membros da União do Apostolado Católico. O Pe. Juliano Dutra SAC é o novo diretor do ISEP.

XII Congresso Latino-Americano de Educação Palotina

 O XII Congresso de Educação Palotina acontecerá nos dias 13 e 14 de julho de 2018, no Centro Cultural Rainha dos Apóstolos (Seminário), em Vale Vêneto/RS. O tema central do evento será: Trilhando o Caminho da Educação Palotina e o lema: Com Pallotti, Apóstolos na Educação! Os objetivos do congresso são: investir na formação humano-afetivo-espiritual do educador palotino a fim de aprofundar princípios e qualificar as ações dos professores; conduzir a prática educativa à luz da Palavra de Deus; e, refletir sobre o agir do educador palotino diante da realidade sócio-cultural, familiar e religiosa diante do contexto atual.

Encontro Palotino Sul-Americano dos Formadores e Formandos Consagrados

O encontro palotino sul-americano dos formadores e formandos consagrados, com o tema Vida fraterna: humanizar as relações, acontecerá em Palotina/PR, de 23 a 26 de julho próximo. A abertura será às 18h do dia 23 com a Celebração da Eucaristia. A terça-feira, dia 24, será dedicada à partilha: formadores e formandos em separado. No dia 25, quarta-feira, dedicaremos a manhã para refletir sobre o tema “A humanidade de Deus nos convida a sermos autenticamente humanos”: meditações sobre a humanidade de Jesus no Evangelho de João, temática esta que será desenvolvida pelo Pe. Pedro Sérgio Baldin, SAC. Neste mesmo dia, à tarde, Dom Edgar Xavier Ertl, SAC, vai palestrar sobre o tema Em Jesus Cristo, Apóstolo do Pai, somos irmãos. Já na quinta-feira, dia 26, o Pe. Alison Valguda, SAC, vai desenvolver o tema O diálogo entre humano e mistério. À noite concluiremos o encontro com um jantar de confraternização.

Este encontro entre formadores e formandos consagrados acontece a cada dois anos. Trata-se de uma oportunidade para crescermos na comunhão, na partilha, na fraternidade, no conhecimento mútuo, em vista de uma formação integral e integradora, conforme previsto em nossa Ratio Institutionis.

Com o meu fraterno abraço e o desejo de vos encontrar na paz do Senhor, saúdo-vos em Cristo, Apóstolo do Eterno Pai.

Pe. Clesio Facco,SAC

Reitor Provincial

Compartilhe: