Notícias da Semana destaca a Solenidade de São Pedro e São Paulo

Santa Maria, RS, 29 de junho de 2018.

Saudações…

Solenidade de Pedro e Paulo

Na Solenidade dos apóstolos Pedro e Paulo, a liturgia convida-nos a refletir sobre estas duas figuras e a considerar o seu exemplo de fidelidade a Jesus Cristo e de testemunho do projeto libertador de Deus.

O Evangelho convida os discípulos a aderirem a Jesus e a acolherem como “o Messias, Filho de Deus”. Dessa adesão, nasce a Igreja, a comunidade dos discípulos de Jesus. A missão da Igreja é dar testemunho da proposta de salvação que Jesus veio trazer. À Igreja e a Pedro é confiado o serviço de adaptar os ensinamentos de Jesus aos desafios do mundo e de acolher na comunidade todos aqueles que aderem à proposta de salvação que Jesus oferece.

 

NOTÍCIAS

Pe. Cristiano Parpinelli da Silva

O Pe. Cristiano nos escreve desde Roma: “Nesta semana fiz o meu último exame do Ano Letivo 2017/2018 do curso de Mestrado em Direito Canônico junto a Universidade Lateranense de Roma, Itália. O curso é feito em três anos e neste primeiro ano se deteve em Introdução ao Direito Romano, ao Sistema Comparativo Civil e Canônico, a Introdução ao Direito Canônico (Normas Gerais e Triamunera da Igreja) e ao Direito Processual Pars Statica. Vem sendo desafiador, pois a língua e cultura são diferentes, bem como a metodologia da universalidade, o programa de estudos e a dificuldade em recuperar o bom e velho método de estudo pessoal. Contudo, uma experiência riquíssima no contato a toda esta nova realidade e sobretudo ao mundo jurídico-canônico. Sinto-me bem com os irmãos da Casa Geral e acredito e percebo que formamos uma comunidade fraterna com suas peculiaridades. Agradeço de modo particular ao Pe. Juliano Dutra que durante este tempo foi companheiro, irmão e amigo. Pudemos enriquecer nossos laços de fraternidade. Estou muito feliz de finalizar este primeiro ano letivo, e agora de férias dos estudos do mestrado me dedicarei ao estudo da língua inglesa e à atividade pastoral em St. Peter’Italian Church, comunidade palotina de Londres, Inglaterra que é atendida pela Província Italiana. Retornarei a Roma no inicio do mês de setembro. Estou em comunhão com nossa província e sinto isso da parte de todos os confrades. Agradeço a todos pelo apoio e pela fraternidade.”

Projetos Missionários 

Haverá em Roma, Itália, de 2 a 6 de julho de 2018, o seminário sobre Projetos missionários e sócio-caritativos. Trata-se de um encontro prático para ajudar os responsáveis pelo apostolado sócio-caritativo a preparar projetos e enviá-los às agências que os financiam. O programa está sendo promovido e organizado pelo Secretariado Geral para as Missões, juntamente com o Secretariado Geral para o Apostolado. Participará deste evento o Pe. Vanderlei Luiz Cargnin.

Situação de saúde do Pe. Casimiro Facco

O Pe. Casimiro desde o dia 19 de fevereiro de 2018 está se tratando de um cancer. Na cirurgia foram extraídos os principais focos localizados no intestino e fígado. A recuperação é bastante lenta. Nos últimos dias vem recuperando o peso e as forças. Na próxima semana iniciará um processo de quimioterapia leve e será feito a longo prazo. Isto lhe dará uma melhor qualidade de vida.

Em nossas orações recordemos o nosso confrade e rezemos pelo restabelecimento de sua saúde.

Ordenação Presbiteral do Diácono René Nuny Gutiérrez 

Acontece no dia 7 de julho de 2018, às 9h30min, na Igreja San Pablo, em Puente San Pablo, Bolívia, a ordenação presbiteral do Diácono René. O bispo ordenante será Julio María Elías. O Diácono René pertence a Região Nossa Senhora de Lujan, Argentina. O lema de ordenação escolhido pelo eleito é “Hagan todo lo que Él les diga (Jn 2,5).” A primeira missa acontece no mesmo local, no dia 8 de julho de 2018, às 8h. O Diácono René realizou o curso de Teologia na Faculdade Palotina (FAPAS), em Santa Maria/RS e durante este período integrou a comunidade do Colégio Máximo Palotino.

Instituto Sul Americano de Estudos Palotinos

O curso de formação palotina promovido pelo Instituto Sul Americano de Estudos Palotinos (ISEP), acontece de 09 a 19 de julho de 2018, no Colégio Máximo Palotino, em Santa Maria/RS. Estão inscritos quarenta membros da União do Apostolado Católico. O Pe. Juliano Dutra SAC será o novo diretor do ISEP.

XII Congresso Latino-Americano de Educação Palotina 

O XII Congresso de Educação Palotina acontecerá nos dias 13 e 14 de julho de 2018, no Centro Cultural Rainha dos Apóstolos (Seminário), em Vale Vêneto/RS. O tema central do evento será: Trilhando o Caminho da Educação Palotina e o lema: Com Pallotti, Apóstolos na Educação! Os objetivos do congresso são: investir na formação humano-afetivo-espiritual do educador palotino a fim de aprofundar princípios e qualificar as ações dos professores; conduzir a prática educativa à luz da Palavra de Deus; e, refletir sobre o agir do educador palotino diante da realidade sócio-cultural, familiar e religiosa diante do contexto atual.

Com o meu fraterno abraço e o desejo de vos encontrar na paz do Senhor, saúdo-vos em Cristo, Apóstolo do Eterno Pai.

Pe. Clesio Facco,SAC

Reitor Provincial

Compartilhe: