Notícias da semana destaca solenidade de Jesus Cristo, Rei do Universo

Santa Maria, RS, 23 de novembro de 2018.

Saudações…

“Tu és o Rei dos Judeus?”

 

O trecho do Evangelho (Jo 18, 33b-37) deste Domingo em que celebramos a Festa de Cristo Rei nos apresenta o diálogo entre Jesus e Pilatos. A maneira como Jesus entente o tema da realeza distancia-se do pensamento de Pilatos. Este pensa a partir do poder, da riqueza e da dominação. Tudo isso está fora do contexto, quando Jesus declara “Eu sou rei!”

A preocupação de Jesus centra-se no reinado de Deus. A autoridade, aí, se entende como serviço e o poder tem o único objetivo de fazer o bem aos necessitados e marginalizados.  Os bens destinam-se à partilha e à solidariedade, jamais sendo acumulados, egoisticamente, para servirem aos interesses de um grupo de privilegiados. Os pobres ocupam um lugar especial no coração do Rei, que se empenha em defende-los e exige que se lhes faça justiça. Deixando de lado a sociedade dividida em classes, o objetivo do Rei consiste em fazer a fraternidade desabrochar, de modo que todos se sintam membros da família onde Deus é o Pai e todos são irmãos. Todo esforço do Rei está voltado para a implantação do Reino de Deus na terra, como reino da justiça e da paz.

Este é o Reino do qual Jesus é o Rei. Pilatos estava longe de compreender esta verdade, demasiado elevada para seus esquemas mentais, contaminados pela tirania.

NOTÍCIAS

Comunicações do Conselho Nacional de Coordenação da UAC

  • Encontro do CNCB com os Superiores(as) Provinciais – O Conselho Nacional de Coordenação da UAC no Brasil realiza anualmente um encontro com os Superiores Provinciais, o grupo esteve reunido no dia 29 de setembro de 2018, na Casa Provincial das Irmãs Palotinas em São Paulo, com  os (as) Superiores(as) Provinciais para momentos de estudos, trocas de experiências, avaliação das atividades realizadas e proposições de novas ações e projetos.
  • Aprovação dos novos membros – A UAC do Brasil está crescendo, além dos 11 membros que emitiram o ato de compromisso durante o Encontro Nacional, realizado em Campo Grande – MS, acolhemos os seguintes membros: Rio de Janeiro – Renata Franco de Araújo. Maranhão – Laurita Moreira; Francisca das Chagas S. Araújo; Conceição de Maria Rocha Carvalho; Francisca da Silva; Keleilane Rodrigues dos Santos; Ana Paula Souza e Souza; Maria Cleonice Mouzinho Chaves; Maria Lúcia Santos da Silva; Sergilene Araújo Flor; Inês Soares dos Reis Carmo; Maria Gorete Oliveira dos Santos. Manaus – Paróquia Santuário Nossa Senhora de Fátima – Maria das Graças Soano e Maria Nazilza.
  • Visitas do CNCB – A Vice-Presidente do CNCB, Sra. Dayse esteve em Codó-MA 26 a 28/10. Em novembro participará da Assembleia da Região Mãe de Misericórdia no Rio de Janeiro. Em janeiro/2019 participará das celebrações do Oitávario da Epifania e do dia de São Vicente Pallotti no Rio de Janeiro – Vila Valqueire. No mês de Julho/2019 fará visita em Ilhéus. Gilberto em 24 e 25 novembro/2018 fará formação com leigos e seminaristas no Rio de Janeiro. Vera e Júlio realizarão visitas em Itaperuna – RJ.
  • Assessoria para Juventude Palotina – O CNCB recebeu uma carta dos jovens das comunidades do norte do Paraná e dos seminaristas, solicitando apoio para a realização de um encontro EJEP (Encontro Jovem de Espiritualidade Palotina – previsto para março/2019), com o objetivo de retomar as atividades com a juventude naquela região. Os conselheiros Júlio, Daniele e Pe. Valdeci se colocaram a disposição para se reunir com os interessados em novembro/2018, para compartilhar as sugestões do CNCB além de colaborar e acompanhar na preparação do encontro.
  • Encontro de Formação e Vivência com as lideranças dos CLCs -O CNCB realizará no mês de julho/2019 um encontro com todas as lideranças dos conselhos locais da UAC do Brasil para proporcionar momentos de formação, trocas de experiências e espiritualidade Local: Curitiba – Seminário Mãe do Divino Amor. Data: 26, 27 e 28/07/19. Público: Coordenadores dos Conselhos Locais; Superiores Provinciais e membros dos CNCB.
  • Publicações na Revista Rainha dos Apóstolos – A revista Rainha dos Apóstolos é o principal meio de comunicação da nossa família Palotina, existe um espaço neste periódico onde é possível publicar e divulgar as diversas atividades palotinas realizadas por todos os membros da UAC e suas comunidades. Portanto, o CNCB distribuiu entre os conselheiros a responsabilidade de enviar material para as páginas da UAC – cada mês um conselheiro organiza o material com relatos dos eventos, acontecimentos, reflexões. Outubro/2018: Júlio; Novembro/2018: Irmã Avani; Dezembro/2018: Irmã Adelésia; Janeiro e Fevereiro/2019: Vera e Pe. Estevão; Março/2019: Leossandro e Marinês; Abril/2019: Daniele; Maio/2019: Pe. Valdeci; Junho/2019: Pe. Gilberto; Julho/2019: Júlio; Agosto/2019: Vera e Pe. Estevão; Setembro/2019: Dayse;
  • Encontro Sul-Americano – O CNCB, durante o encontro com os Superiores provinciais propôs a retomada do Encontro Sul-Americano e obteve unanimidade da votação. A realização está prevista para abril/2020. Local: Centro Mariápolis Ginetta – na cidade de Vargem Grande Paulista, SP. Data:  De 17 a 20 de abril/2020. Número de participantes: 200. Hospedagem no próprio local do encontro. Convidados: Membros do Conselho Geral; Países da América do Sul (México, Colômbia, Bolívia, Peru, Venezuela, Argentina, Paraguai e Uruguai); Superiores provinciais e Conselhos locais. Para melhor organização do encontro temos na coordenação geral: Padre Gilberto e Júlio. Pe. Gilberto entrará em contato com as comunidades Sul-americanas (enviar carta com as informações -convite). Ecônomo: Leossandro. Assessoria (palestrantes): Pe. Gilberto e Dayse. Cada província/região irá indicar o nome de um membro para compor a equipe de trabalho do encontro até o final novembro/2018.
  • Valdeci foi escolhido como o novo promotor da formação – Todo Conselho Nacional deve ter uma equipe de formação a fim promover a formação de membros e a zelar pela formação permanente, conforme Estatuto Geral p. 33, itens 41-15 e 71-c. Essas atribuições estavam a cargo da Irmã Adelésia desde 2012 e durante o último encontro do CNCB, após votação entre os conselheiros a formação da UAC no Brasil estará sob a responsabilidade do Pe. Valdeci Antonio de Almeida. Aproveitamos para reiteirar o incentivo aos CLCs para que se reúnam e realizem momentos formativos durante o ano. Sugerimos como material para a formação os livros do Pe Valdeci, lançados  esse ano durante o Encontro Nacional, Módulo I – Manual de Formação Palotina: A Mística do Cenáculo; Módulo II – Rezar com a Espiritualidade Palotina – Orações, Novenas e Tríduos e Módulo III – A Espiritualidade e o carisma apostólico: Fonte e Inspiração para a Igreja – Os pedidos poderão ser feitos no e-mail: [email protected]
  • Contribuição Anual – Lembramos a todos os membros individuais e membros das comunidades da União com consagração que de acordo com parágrafo 38 do Capítulo VI do Regulamento da UAC do Brasil, devidamente aprovado pelo Conselho Geral de Coordenação em Roma, a contribuição anual a ser entregue ao CNCB, corresponde ao valor de 10% (dez por cento) do salário mínimo nacional. Contamos com a colaboração de todos para o cumprimento desta obrigação até o dia 10 de dezembro próximo. Dados bancários para o depósito da contribuição: Banco do Brasil; Conta: 40547-7; Agência: 1873-2; Titular: União do Ap C do Brasil.

 

 “O Caminho das Descobertas”

Conforme nos escreve o Pe. Vanderlei Cargnin: “O Centro Social e Cultural Vicente Pallotti realiza ao final de cada ano, desde sua inauguração em 2010, um espetáculo para familiares, amigos, colaboradores e comunidade santamariense, com o objetivo de apresentar o trabalho desenvolvido durante todo o ano.

O Espetáculo de 2018 tem como tema “O Caminho das descobertas”  que tem a finalidade de  expressar o caminho percorrido pelos atendidos e colaboradores do projeto no ano de  2018. Caminhos estes que buscaram  direcionar para diversos lugares, novas experiências e descobertas para a trajetória da vida, trazendo oportunidades para trilhar o caminho do  bem, do amor e da fé.  

“A verdadeira viagem de descobrimento não consiste em procurar novas paisagens, e sim em ter novos olhos.” Marcel Proust.

Data: 24/11/2018; Hora: 18h30min; Onde: Auditório da FAPAS (Complexo da Pallotti); Rua: Padre Alziro Roggia, 115 – Bairro Patronato.”

Museu Vicente Pallotti

Onde nasceria Jesus, hoje? Na tradição cristã é costume montar presépios durante o período do Advento. Ou seja, nas quarto semanas que antecedem o Natal, sinalizando a espera do nascimento de Jesus Cristo.

Segundo, consta na literatura oficial, o primeiro presépio nataliano da história, teria sido idealizado por São Francisco de Assis na cidade de Greccio na Itália em 1223. Francisco propos criar um cenário, na floresta de Greccio, dedicado à representação do nascimento de Jesus. Projetou uma manjedoura sob uma rocha,  ao seu lado colocou um boi e um burro, e assim por meio da simbologia retratou a natividade. Essa representação serviu para demonstrar para a comunidade de Greccio, como havia ocorrido o nascimento do salvador.

Ao longo dos anos, o costume de representar presépios foi perpetuado nas principais Catedrais, Igrejas e Mosteiros do mundo europeu, desde o período medievo e no renascimento se dissiminou a prática da montagem nas casas da nobreza. Na contemporaneidade, os presépios tornaram-se bastante significativos e ganharam notoriedade para a Cultura Ocidental Cristã. Servem para expressar a materialidade e o símbolo natalino da família de Nazaré, bem como fazem memória a essa prática religiosa, cultuada anualmente no período de “espera”, intitulado de advento. Convidamos todos para prestigiar a exposição temporária de presépios que ocorrerá no Museu Vicente Pallotti de 05 de novembro a 24 de dezembro de 2018.

 

Com o meu fraterno abraço e o desejo de vos encontrar na paz do Senhor, saúdo-vos em Cristo, Apóstolo do Eterno Pai.

Pe. Clesio Facco,SAC

Reitor Provincial

Compartilhe: