Notícias da Semana: “Ide pelo mundo inteiro e anunciai o Evangelho a toda criatura!”

Santa Maria, RS, 11 de maio de 2018.

 Saudações…

 “Ide pelo mundo inteiro e anunciai o Evangelho a toda criatura!”

 No calendário cristão, a Ascensão de Cristo celebra a subida de Jesus ao céu quarenta dias depois de sua ressurreição. Após ter ressuscitado, Jesus permaneceu na Terra entre seus discípulos durante quarenta dias, período em que os instruiu sobre o Reino de Deus. Seu último momento termina com sua subida aos céus. A cena é descrita na passagem bíblica dos Atos dos Apóstolos 1, 9-10 da seguinte maneira: “Depois de dizer isso, Jesus foi elevado aos céus, a vista deles. Uma nuvem o encobriu, de forma que seus olhos não podiam mais vê-lo. Os apóstolos continuavam olhando para o céu, enquanto Jesus subia.”

Vem desse acontecimento a passagem na oração do Creio que diz “Subiu aos céus e está sentado à direita do Pai”. A partir de sua ascensão, a presença de Jesus entre os homens se fez sob a forma de sacramento e na figura do próximo.

Em seguida, Cristo promete enviar o Espírito Santo para amparar seus discípulos na tarefa de distribuir a palavra de Deus ao mundo, o que será comemorado no dia de Pentecostes. Assim, Cristo delega os compromissos missionários da evangelização aos seus discípulos e à comunidade. Da mesma forma, com a solenidade de sua ascensão, ele demonstra que o Reino de Deus é possível para toda a humanidade.

 Oração a Nossa Senhora de Fátima

 Virgem Santíssima, transbordante da mais pura alegria pela presença em vós do Verbo Divino Encarnado, fazei com que, imitando na terra a pureza de vossa Anunciação, a caridade de vossa Visitação a Santa Izabel, amor terno a Jesus recém-nascido no presépio, a humilde obediência com a qual vos apresentastes no templo de Jerusalém, possamos merecer também, como vós, pela solicitude constante em buscarmos a Jesus durante a vida, encontrá-lo definitivamente no templo de Sua Glória Eterna. Amém.

 NOTÍCIAS

 Colégio Máximo Palotino

O Pe. Salvador Leandro Barbosa nos comunica que: “Em vista da celebração do Bicentenário da Ordenação Sacerdotal de São Vicente Pallotti, em 16 de maio, na próxima semana, portanto, nós da comunidade do Colégio Máximo Palotino estamos realizando uma Novena! É uma ocasião propícia para louvarmos e bendizermos ao Senhor o dom que foi e é São Vicente Pallotti, para toda a Igreja! Para tanto, o Conselho Local da União do Apostolado Católico (UAC) nos recorda que no dia 16 ocorrerá, então, a Celebração da Eucaristia, a Vigília de Pentecostes e a Festa da Rainha dos Apóstolos em agradecimento a Deus pelo precioso dom do ministério ordenado vivido por Pallotti; será na Igreja Nossa Senhora das Dores, às 19h e todas as Comunidades Locais de Santa Maria e Quarta Colônia estão convidadas a participarem. Na ocasião, todos os membros de consagração perpétua irão realizar a renovação de sua consagração por devoção, conforme costume da Sociedade do Apostolado Católico.

Celebração do Bicentenário

Dentro das comemorações do Bicentenário de ordenação Presbiteral de São Vicente Pallotti está proposto pela equipe de coordenação que todas as paróquias e comunidades internas da Província celebrem uma missa em honra a São Vicente Pallotti, no dia 16 de maio de 2018, onde poderá acontecer para os padres a renovação do sacerdócio e para os irmãos a renovação das promessas.

Em Roma haverá uma programação especial em torno desta festa, especialmente para os neo-sacerdotes ordenados neste ano de 2018. Os PP. Gildo Bumane Naene Nhone e o Rodrigo Fernandes Menegatti participarão deste evento promovido pelo Conselho Geral da SAC. Dentro das atividades está previsto a visita a capela dedicada a São Vicente Pallotti no Seminário Maior Romano; a missa na Basilica São João do Latrão; a audiência geral com o Papa Francisco no Vaticano; encontro com o Reitor Geral da SAC; visita a Igreja do Espírito Santo dos Napolitanos; a missa na Igreja São Salvador na Onda; visita ao museu de São Vicente Pallotti; visita a Frascati e Camaldoli etc.

Falecido Pe. Jean Bertrand Etoundi SAC

 O Pe. Jean Bertrand membro da Região Santíssima Trindade do Camarões e membro do Conselho Geral, faleceu no dia 27 de abril de 2018, na Casa Geral, em Roma. Na próxima semana, dia 17 de maio de 2018, às 11h, junto a Igreja San Salvotore in Onda haverá uma missa de despedida. No dia 18 de maio o seu corpo será transladado para o Camarões, onde haverá missa de exéquias e sepultamento. O corpo do Pe. Jean está no Instituto Médico Legal de Roma e permanecerá até o dia do translado para o Camarões.

Exposição do Museu

Conforme nos escreve o Pe. Vanderlei Luiz Cargnin: “O Museu Vicente Pallotti conta com uma nova exposição relativa à numismática. Neste aspecto estão expostas cédulas e moedas que retratam a mudança monetária do Brasil, ao longo da sua história. O dinheiro revela muito da identidade cultural de um povo.  Venha conferir! Para mais informações clique aqui e acesse o site www.Pallotti.br

Em breve também estará á disposição da comunidade a coleção numismática estrangeira.”

 Colheitas em Aceguá

 Conforme nos informa o Pe. Vanderlei: “Estamos ainda colhendo na Estância do Silêncio, em Aceguá/RS. Concluimos a colheita do soja. Colhemos em torno de 17 mil sacas. A seca prejudicou a produção do soja, mas em relação a região fomos agraciados, pois tivemos algumas chuvas a mais. Segue agora a colheita do restante da área de arroz. Continuamos rezando para que haja um tempo favorável.”

 Site da Província Nossa Sra. Conquistadora

O Novo Portal Pallotti está no ar. Após um longo trabalho e dedicação da Equipe de informática de Santa Maria e da Revista Rainha de Porto Alegre, entrou nesta sexta-feira, dia 27 de abril de 2018, no ar o tão esperado Portal Pallotti e já pode ser acessado: www.pallotti.com.br Ainda há ajustes e também informações a serem acrescentadas. Necessitamos das fotos das paróquias e de nossas casas. O conceito “portal” é uma porta de entrada para todas as nossas casas, instituições, paróquias, obras, missões, animação vocacional, vídeos, fotos, livros, notícias e outros. O site é um espaço para divulgar o mundo palotino em notícias. Tudo o que diz respeito ao nosso apostolado, carisma, espiritualidade, UAC, podem enviar para o e mail do Pe. Judinei José Vanzeto que fará as postagens –  [email protected]  É importante que todos possam acessar o site. Ele será um dos canais de informação da nossa Província. Obrigado a todos que colaboraram com o mesmo.

Mensagem do Papa Francisco para o 52° Dia Mundial das Comunicações Sociais (MCS)

O tema da mensagem do Papa para o dia 13 de maio de 2018 é: “A verdade vos tornará livres” (Jo 8,32) e o lema: “Fake news e jornalismo de paz”. A comunicação humana é uma modalidade essencial para viver a comunhão. Mas, se orgulhosamente seguir o seu egoísmo, o homem pode usar de modo distorcido a própria faculdade de comunicar. Assistimos ao fenômeno das “notícias falsas”, as chamadas fake news. O Papa gostaria de contribuir na prevenção da difusão das notícias falsas, redescobrir o valor da profissão jornalística e a responsabilidade pessoal na comunicação da verdade.

Com o meu fraterno abraço e o desejo de vos encontrar na paz do Senhor, saúdo-vos em Cristo, Apóstolo do Eterno Pai.

Pe. Clesio Facco,SAC

Reitor Provincial

Compartilhe: