Principais notícias da semana da Província Nossa Senhora Conquistadora

Santa Maria, RS, 07 de setembro de 2018

 

Saudações…

 “Abre-te”

No trecho do Evangelho, do 23º. Domingo do Tempo Comum, o evangelista Marcos (7, 31-37) nos apresenta a cura do surdo-mudo. Este homem estava muito limitado para se comunicar. Os meios pelos quais o diálogo se estabelece, estavam fechados.

A presença de Jesus em sua vida reverteu a situação. O mestre abriu-lhe a possibilidade do diálogo.

Os discípulos de Jesus tem como missão, seguindo os passos do mestre, libertar a humanidade da surdez e da mudez. Trata-se, evidentemente, de realidades espirituais com as quais tantas pessoas se veem às voltas. Não se trata da surdez e mudez físicas. Na verdade, muitos surdos e mudos estão mais dispostos para a comunicação e o diálogo do que pessoas com fala fluente e audição aguçada.

Sem a capacidade de ouvir e falar, fica impossibilitado não só o diálogo com Deus, mas, também, o diálogo verdadeiro com as pessoas. É o caso de quem se recusa a ouvir e, por conseguinte, não abre mão de seus pontos de vista e das ideias fixas.

NOTÍCIAS

 Visita a Comunidade Local Rainha dos Apóstolos

 Nos dias 13 a 22 de setembro de 2018 acontecerá a visita do Conselho Provincial, à Comunidade Local Rainha dos Apóstolos, que compreende as Paróquias Nossa Senhora dos Navegantes (Salto do Jacuí); São Roque (Faxinal do Soturno); São José (Dona Francisca); Santo Antônio (Cachoeira do Sul); São João Batista (São João do Polêsine); Corpo de Deus (Vale Vêneto) e o Centro Cultural Rainha dos Apóstolos (Vale Vêneto).

 Calendário Palotino 2019

 Conforme nos escreve o Pe. Márcio Sistherenn: “Caros confrades, juntamente com o Pe. Jadir Zaro e Equipe da Revista Rainha, estamos montando o Calendário Palotino 2019. O tema central do Calendário será sobre as vocações, de modo especial, sacerdotal e religiosa. A intenção é que cada Comunidade Local tenha uma página no Calendário. Nesta página será colocada uma foto da Comunidade Local (padres e irmãos palotinos) e outras fotos relacionadas ao trabalho de animação vocacional que acontece naquela Comunidade Local (Encontro Vocacional, Pastoral Vocacional, Retiro com Jovens, Missa Vocacional, Animação Vocacional nos Colégios). Portanto, pedimos que no decorrer destes dias, cada Reitor da Comunidade Local envie, no e-mail abaixo, fotos para o Calendário, uma foto da Comunidade Local e três fotos dos trabalhos vocacionais que acontecem na Comunidade Local. Quando anexar as fotos, por gentileza, identificar a Comunidade Local, o local da foto e o evento. E-mails: [email protected] e [email protected]”.

 Peregrinação da Relíquia da Beata Elisabetta Sanna

Este ano de 2018 é dedicado à promoção e conscientização laical, segundo diretrizes da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB). Cremos que a visita deste Relicário, com uma prévia preparação, será uma oportunidade para trabalhar o tema, já que a própria Beata era leiga e, como conhecemos de nosso fundador, em seu estado e condição, trabalhou no Apostolado de Jesus Cristo. De fato, não é o realizar de muitas coisas que torna um discípulo de Cristo um seu apóstolo, mas a sua configuração a Ele e a realização bem feita e dedicada daquilo que lhe é exigido por sua vocação e responsabilidade específica.

Observação:

  1. O Relicário onde está a Relíquia da Beata não é de ouro, apesar de dourado, mas exige-se cuidado e segurança. Pede-se que se limpe apenas com uma flanela, sem precisar passar algum outro produto, correndo o risco de danificá-lo.
  2. Se alguém leva consigo em mala de mão o Relicário e for questionado, sugere-se que seja apresentado como um crucifixo ou objeto sacro, evitando assim problemas burocráticos.
  3. Se o Relicário for enviado como encomenda de um lugar a outro, pede-se para que se dê preferência a um serviço de transportadora civil.

Cronograma das visitas

Cada Reitor de Comunidade Local organize a visita da relíquia da Beata Elizabetta Sanna dentro de sua comunidade; as datas correspondentes seguem abaixo; providencie sempre quem vai levar até a comunidade seguinte; onde há comunidades de irmãs palotinas observem para que elas também possam receber a relíquia em suas casas.

04 a 10 /09/2018 – Comunidade Local São Vicente Pallotti – PR

11 a 17/09/2018 – Comunidade Local Pe. João J. Piovesan e Ir. Palotinas – PR

18 a 19/09/2018 – Comunidade Local Pe. Caetano Pagliuca e Ir. Palotinas– RS

20 a 21/09/2018 – Comunidade Local Pe. Mateus Giuliani – RS

22 a 26/09/2018 – Comunidade Local Pe. Gabriel Bolzan e Ir. Palotinas – RS

27 a 30/09/2018 – Comunidade Local Rainha dos Apóstolos e Ir. Palotinas – RS

01 a 05/10/2018 – Comunidade Local Caritas Christi e Irmãs Palotinas – RS

06 a 14/10/2018 – Comunidade Local Pe. Luiz Vendrúscolo – MS

15 a 20/10/2018 – Comunidade Local Pe. Senito Durigon e Ir. Palotinas – MS

21 a 31/10/2018 – Comunidade Local Pe. Aldo Piovesan – RO

01a 05/11/2018 – Comunidade Local de Manaus – AM

06/11/2018 – Entregar para Padres da Região da Divina Misericórdia – RJ

 Festa dos Jubilares

Conforme nos escreve o Pe. Vanderlei L. Cargnin: “No dia 20 de setembro de 2018, haverá em Vale Vêneto, a festa jubilar de 25 e 50 anos de Consagração e 25 anos de Ordenação Presbiteral dos nossos confrades. Este ano os homenageados são: 25 anos de Consagração: PP Sérgio Lasta e Eriberto Schwamback, 50 anos de Consagração: Ir. Oscar Roggia.  25 anos de Sacerdócio: PP. Sérgio Petkowisk, Selvino Alves Ribeiro e João Aparecido Bergamasco. A missa será às 10h na Igreja Matriz de Vale Vêneto e o almoço festivo às 12h no Centro Cultural Rainha dos Apóstolos. A liturgia da missa será da Festa de São Vicente Pallotti tendo em vista que este ano celebramos os 200 anos da ordenação. A missa será presidida pelo padre João Aparecido Bergamasco. Todos os jubilares presentes falarão durante a homilia. Cada um tem aproximadamente 5 minutos para dar um testemunho vocacional desses anos vividos de consagração e de sacerdócio. Para efeitos de organização cada jubilar pode convidar em torno de 15 pessoas entre familiares e amigos. Caso tiver mais convidados sinta-se livre em contatar os organizadores. A confirmação da presença, número de convidados, hospedagem e outros deve ser feita até o dia 17 de setembro segunda-feira nos seguintes contatos: com Vanderlei Luiz Cargnin, 55 3220-4590 ou 55 98149-1545 em Santa Maria. No escritório central podem deixar recado com a Sonia Durlo (Soninha). Sobre hospedagem tratar diretamente com os PP. Lino Baggio, 55 3289-1083 em Vale Vêneto e Salvador Leandro Barbosa, (55) 3221 2970. Contamos com a presença de todos os jubilares e com a presença dos confrades da nossa Província.”

Retiro das Comunidades Locais do RS

De 24 a 27 de setembro de 2018 ocorrerá o retiro das comunidades locais do Rio Grande do Sul, em Vale Vêneto/RS. Quem irá orientar o retiro será o bispo emérito da Diocese de Monte Negro/RS, Dom Paulo A. de Conto. A temática que norteará o retiro será relacionada com o seguimento de Cristo e o chamado vocacional. Cada reitor local verifique em sua comunidade quais membros irão participar do retiro e faça a comunicação ao Pe. Lino Baggio. Aproveitemos esta ocasião! Será um momento oportuno para aprofundar elementos próprios da nossa espiritualidade, além do encontro e da convivência fraterna gratuita entre nós. O retiro iniciará às 18h do dia 24, com a Celebração Eucarística.

Com o meu fraterno abraço e o desejo de vos encontrar na paz do Senhor, saúdo-vos em Cristo, Apóstolo do Eterno Pai.

Pe. Clesio Facco,SAC

Reitor Provincial

Compartilhe: