“Transformação Missionária da Vida e da Pastoral” é o tema do XII Congresso da SAC em Ruanda

Santa Maria, RS, 05 de outubro de 2018.

 

Saudações…

NOTÍCIAS

Congresso Consultivo dos Superiores

Acontece de 08 a 18 de outubro de 2018, o XII Congresso Consultivo dos Superiores da Sociedade do Apostolado Católico, em Kigali, Ruanda. O tema central do Congresso será “Transformação Missionária da Vida e da Pastoral”. O lema: “Eis que faço nova todas as coisas.” (Ap 21, 5). Temas específicos: As novas estratégias para as missões; A realidade e os desafios da formação na SAC hoje; A UAC como associação pública de fiéis: a responsabilidade da comunidade de fundação na UAC e para a UAC. Do Brasil participam os provinciais de Santa Maria e São Paulo e o Regional do Rio de Janeiro. O Pe. Paulo Jair dos Santos participará do Congresso como tradutor.

Durante este período, o Pe. Lino Baggio, Vice Provincial atende as necessidades e programações provinciais. Também comunico que as Notícias da Semana retornam no dia 26 de outubro de 2018. Eventualmente alguma notícia de emergência poderá ser feita neste período através dos diversos meios que possuímos.

Transferências

No dia 20 de novembro de 2018 iniciaremos a montagem do nosso quadro provincial para 2019. Queremos concluir esse processo até o dia 20 de dezembro de 2018. Há confrades que já se colocaram a disposição para mudar de atividade e outros serão transferidos por necessidades da Província. Nossa Província há muitos anos vem diminuindo, devido as poucas vocações, as desistências, doenças e mortes.  Seremos obrigados neste e nos próximos anos a entregarmos algumas paróquias. Este é um capítulo complexo para o Conselho Provincial. Mas vamos em frente com a nossa missão de coordenação e animação da vida provincial. É com certeza que em 2019 continuaremos servindo ao Senhor com estes coirmãos dispostos e corajosos nas mais diversas atividades apostólicas que temos sob os nossos cuidados como padres e irmãos palotinos, com um carisma muito especifico e atual, para colaborarmos na evangelização e na missão da Igreja.

Pe. Ângelo Lôndero

Conforme nos escreveu o Pe. Vanderlei L. Cargnin: “após a realização da biopsia do material extraído do cérebro, no dia 27 de setembro, o diagnóstico apresentado nesta semana é um tumor maligno atípico. Iniciará um tratamento, mas a situação é bem complexa. Em nossas orações recordemos o nosso confrade Pe. Ângelo.

Estudos

Nesta semana viajaram para a Europa, os PP. Juliano Dutra e Wellington Macedo, a fim de continuarem os estudos. O Pe. Juliano iniciará junto a Pontifícia Univerdade Gregoriana, em Roma, Itália, o Doutorado em História da Igreja. O Pe. Wellington encaminhará o Mestrado em Filosofia, na Universidade de Friburgo, Suiça. Inicialmente deverá aperfeiçoar a língua alemã para prestar os exames. Aos nossos confrades desejamos excelentes pesquisas.

Casa de Cascavel

Conforme nos escreve o Pe. Vanderlei L. Cargnin: “A casa de Cascavel onde funcionou o Período Introdutório e também o Postulado estava alugada para um Projeto Social da Igreja Videiras. Eles rescindiram o contrato pois não tiveram condições de levar adiante o projeto. Agora a casa está sendo alugada para uma comunidade terapêutica chamada Renascer. É uma associação sem fins lucrativos de pessoas ligadas a Igreja Católica de Dois Vizinhos, Diocese de Francisco Beltrão. Falamos com o Bispo de Francisco Beltrão, com os padres da Paróquia Rainha dos Apóstolos, com o Reitor da Comunidade Local e com o Arcebispo Dom Mauro A. dos Santos. Todos concordaram e o Arcebispo viu como muito interessante, pois não existe nenhuma comunidade terapêutica masculina em Cascavel. Então foi feito um contrato de aluguel por cinco anos.”

Semana Acadêmica do Curso de Teologia

O Pe. Mercio José Cauduro escreve: A Semana Acadêmica do Curso de Teologia da Faculdade Palotina (FAPAS) acontecerá durante os dias 16 a 19 de outubro de 2018. O tema será: DEUS NA SOCIEDADE ATUAL: DA MORTE DE DEUS AO DEUS-MISERICÓRDIA. O objetivo deste evento consiste em oportunizar aos participantes uma reflexão sobre a realidade de Deus na sociedade atual, visando qualificar a missão da Igreja, sacramento universal de salvação, a fim de que o anúncio do Deus de Jesus Cristo seja compreensível, razoável e “apetecível” (EG 14) ao homem e à mulher do nosso tempo. A programação completa da Semana Acadêmica segue em anexo nestas notícias semanais. Todos os confrades são convidados a participar, de modo especial os que trabalham no Estado do Rio Grande do Sul.

Visita à Comunidade Local Pe. Gabriel Bolzan

Entre os dias 15 a  18 de outubro de 2018, acontece a visita do Conselho Provincial à Comunidade Local Pe. Gabriel Bolzan. O visitador será o Pe. Lino Baggio, Vice Provincial. Esta comunidade compreende as Paróquias: Nossa Senhora da Glória, Nossa Senhora das Dores e Santo Antônio, todas localizadas na cidade de Santa Maria/RS.

Calendário Vocacional

Recordamos a todos os confrades que atuam nas paróquias, colégios, seminários, faculdades, animação vocacional, granjas, indústrias e outros setores que façam o pedido do Calendário Vocacional “O Palotino” para 2019. O valor unitário será de R$ 3,50. O Calendário está sendo diagramado pela equipe da Revista Rainha e no mês de outubro começará a ser impresso. Então agilizem os pedidos pelo e mail do Pe. Alexsandro Miola: [email protected] ou diretamente na Gráfica Editora Pallotti pelo telefone (55) 3220 4500. Pedidos já confirmados: Paróquia Corpo de Deus (Vale Vêneto/RS); Paróquia São Joaquim (Verê/PR); Paróquia Santa Rita (Campo Grande/MS) e Missão Rainha dos Apóstolos (Moçambique).

Com o meu fraterno abraço e o desejo de vos encontrar na paz do Senhor, saúdo-vos em Cristo, Apóstolo do Eterno Pai.

Pe. Clesio Facco,SAC

Reitor Provincial

Compartilhe: