A Visita Oficial à Província de Santa Maria Conquistadora (SM) no Brasil, foi realizada de 27 de fevereiro a 17 de março de 2018, pelo Reitor Geral, Pe. Jacob Nampudakam, pelo Primeiro Conselheiro Geral, Pe. Józef Lasake pelos Conselheiros Gerais, Pe. Denilson Geraldo e Pe. Jean Bertrand Etoundi.

Por causa da extensão geográfica da Província, que abrange uma grande parte do território brasileiro, cada visitante foi para uma área diferente: Pe. Jacob Nampudakam visitou as comunidades, obras, paróquias e outras estruturas palotinas do Mato Grosso do Sul; Pe. Józef Lasak visitou principalmente as casas de formação: o Seminário Vicente Pallotti em Palotina no Paraná, o “Colégio Máximo” Palotino em Santa Maria e a Delegação em Moçambique que pertencente à Província; Pe. Denilson Geraldo visitou as comunidades do Paraná; Pe. Jean Bertrand Etoundi visitou as comunidades de Rondônia, incluindo as novas paróquias da diocese de Rio Branco. As comunidades do Rio Grande do Sul foram visitadas pelos quatro visitadores no início e no final da visita. A comunidade de Manaus na Amazônia será visitada em abril próximo por Pe. Józef Lasak e Pe. Martin Manus, durante a visita à Região do Rio de Janeiro.

As impressões desta visita são muito positivas. A Província de Santa Maria está indo muito bem em todos os níveis. Continua a crescer a consciência de pertencer à Sociedade e ao espírito palotino. As questões econômicas relacionadas a alguns trabalhos que estavam preocupando a toda Província estão sendo resolvidas. Interessante é também o trabalho social e cultural realizado pelos coirmãos em favor das pessoas desfavorecidas, assim como o centro social e cultural de Santa Maria, que oferece apoio educacional, psicossocial e espiritual a crianças e adolescentes.

Se, por um lado, os coirmãos se comprometem com a formação dos leigos no espírito palotino, por outro, lutam para estabelecer estruturas da UAC em alguns lugares. A situação vocacional da Província é preocupante porque as vocações estão diminuindo no Rio Grande do Sul; em outros estados, como Paraná, Mato Grosso do Sul, Rondônia e Amazônia tem alguns.

Um sentimento de ação de graças e gratidão especial para todos os coirmãos idosos da Província por seu imenso trabalho em nossa Sociedade. Expressando nossa gratidão a todos os coirmãos especialmente ao Reitor Provincial, o Pe. Clésio Facco, e ao seu Conselho Provincial, rezemos para que o Senhor continue a orientar e enviar a Província de Santa Maria as suas graças.