Educação

Entidade Palotina de Educação e Cultura – EPEC

 

A EPEC foi criada no dia 29 de novembro de 2012, para agregar Instituições de Educação e de cultura, mantidas e desenvolvidas pela Sociedade Vicente Pallotti (SVP), com sede em Santa Maria (RS), Brasil.

A Sociedade Vicente Pallotti foi fundada em 1909, sob a inspiração de São Vicente Pallotti, voltada para as atividades de caráter educativo, cultural e beneficente, promovendo o conhecimento através da educação infantil, ensino fundamental, ensino médio, cursos técnicos e ensino superior.

O projeto institucional da entidade está alicerçado nos princípios da pedagogia palotina e visa atender crianças, jovens e adultos em todas as dimensões. Assim sendo, excelência e inovação permeiam a missão, a responsabilidade social, o relacionamento com parceiros do setor público, do setor privado e da comunidade.

Contextualizando na matriz regulatória das Entidades de Educação, certificadas como “Entidades Beneficentes de Assistência Social”, conforme esta realidade foi procedido o desmembramento dos estabelecimentos de educação da Sociedade Vicente Pallotti – SVP, configurando com a legislação específica que se define pelas leis vigentes e o novo Plano Nacional de Educação – PNE.

A Entidade Palotina de Educação e Cultura se constitui e se caracteriza como Pessoa Jurídica de Direito Privado, sem fins lucrativos e sem fins econômicos, de caráter educacional, cultural e científico. Tem sua sede à Rua Padre Alziro Roggia, 115, Patronato – Santa Maria(RS), cujo CEP é o 97020-001.

Atualmente, as instituições vinculadas a EPEC são:

 

Fapas

Colégio Antônio Alves Ramos

 

 

 

 

 

Perfil da Educação Palotina

 

VISÃO

O amor incessante de Deus vivido e expressado por São Vicente Pallotti é luz para nossas instituições de ensino, que são constituídas pela força unificadora do amor, levando os colaboradores e os alunos a uma fé firme em Deus e uma caridade solícita. Eles serão espiritual e educacionalmente animados para tornarem-se pessoas integradas, apóstolos e motivadores para a missão, sem distinção de classe, credo, cor e lugar.

MISSÃO

Em todas as instituições de ensino da Sociedade do Apostolado Católico, o espírito de Pallotti será a força motivadora e orientadora. Numa consciência contínua da presença de Deus, a missão de nossas instituições de ensino, com a colaboração do clero, religiosos e leigos, tal como previsto por São Vicente Pallotti, é de preparar todos os alunos para desenvolver o seu potencial, dado por Deus, através do crescimento espiritual, intelectual, envolvimento social, integridade emocional, caridade cristã e fraternidade. Em seus trabalhos e estudos, os colaboradores e os alunos irão desenvolver atitudes como: honestidade, sinceridade, autodisciplina, integridade, cooperação e responsabilidade, para tornarem-se cidadãos exemplares em um mundo diverso, desafiador e em constante mudança. Esta missão deve ser realizada com uma espiritualidade, inspirada em Pallotti e no amor de Deus que nos impele.