As ações de assistência e solidariedade social desenvolvidas pela Sociedade Vicente Pallotti, tem por objetivo: a proteção da infância, da juventude e da família. Elas buscam viabilizar o desenvolvimento do ser humano em toda sua potencialidade, resgatando sua autoestima e dignidade enquanto cidadão de uma sociedade melhor, mais justa e solidária, tendo como base os ideais de São Vicente Pallotti.

 

O Centro Social e Cultural Vicente Pallotti (CSCVP)

A atuação do CSCVP visa promover a inclusão, o desenvolvimento integral do ser humano, principalmente de crianças e jovens. Ali eles recebem apoio pedagógico, bem como acolhimento e orientação de uma equipe multidisciplinar, formada por assistentes sociais, pedagogos, psicólogos e instrutores de artes. Dentre as atividades artísticas estão as aulas de percussão, violoncelo, violino, trombone, trompete, violão, guitarra, contrabaixo, coral, flauta transversal, flauta doce, clarinete, viola clássica, saxofone alto, saxofone tenor, teatro, musicalização e teclado.

A Sociedade Vicente Pallotti também possui a primeira Orquestra Infanto-Juvenil da região, composta por alunos do Centro Social e Cultural Vicente Pallotti. Para a ampliação desta proposta, em 2014 foi criada a Orquestra preparatória, em nível intermediário, como um processo de preparo de alunos para a inserção na Orquestra São Vicente Pallotti.

As atividades artísticas desenvolvidas no Centro Social e Cultural, buscam desenvolver uma identidade e fundamentar conceitos necessários para integrar o coletivo. Além disso, estimulam a autonomia, a disciplina, a cooperação e o trabalho em equipe.  Já as atividades pedagógicas e lúdicas reforçam o aprimoramento escolar, oferecendo subsidio para que o aluno se desenvolva na educação formal. Em 2014 foram atendidas mais de 420 crianças e adolescentes.

 


As ações da equipe técnica, formada por assistentes sociais e psicólogos, fornecem cuidado amplo as crianças e adolescentes atendidos, acompanhamento familiar, fortalecimento de vínculos familiares e comunitários, bem como a proteção social mediante trabalho com a rede socioassistencial pública. Existe também, o trabalho Pastoral proporcionado por uma equipe de seminaristas palotinos, os quais despendem cuidados espirituais e de formação humana para as crianças e adolescentes

 

 

Contatos

(55) 3213-3072

revista.social@pallottism.com.br

www.facebook.com/socialecultural