Locais de Missão em Moçambique
Paróquia Nossa Senhora do Amparo, Quissico
A paróquia Nossa Senhora do Amparo se localiza no sul da Província/Estado de Inhambane, a 500 km de Maputo, cidade capital do país. Esta paróquia é tida como o berço dos palotinos em Moçambique, pois foi a primeira missão que o bispo diocesano lhes confiou. Situada na cidade de Quissico no Distrito de Zavala, ela abrange uma área de 1.997 Km² e de acordo com os dados do Censo 2017, ela tem uma densidade populacional de 69,9 habitantes por Km² (INE, 2017, p. 11). Os Palotinos assumiram esta paróquia no dia 16 de maio de 1999, e o Pe. Casimiro Facco, SAC foi empossado pároco desta paróquia (FACCO, 2019, p. 32).
Hoje a paróquia é constituída por 40 comunidades incluindo a comunidade da Matriz. O trabalho paroquial transita em diversos campos apostólicos dentre os quais se destaca a formação bíblica, pastoral da juventude, encontros vocacionais, encontros do grupo da Legião de Maria, infância e adolescência missionária, encontros de professores católicos, catequese, formação de acólitos, e atendimento às comunidades. Além da presença dos Palotinos, desde 2001, a paróquia conta com a atuação das Irmãs da Apresentação de Maria as quais auxiliam em todas as pastorais acima mencionadas.
Paróquia São Maximiliano Maria Kolbe, Inharrime
Assim como as demais paróquias, esta paróquia também pertence à Diocese de Inhambane. Localizada ao norte de Zavala, no Distrito de Inharrime, a 38 km de Quissico, a paróquia São Maximiliano Maria Kolbe é atendida pelos Palotinos desde 19 de agosto de 2000. Situada na vila de Inharrime, ela abrange uma área de 2 149 Km² e uma densidade populacional de 45,4 habitantes/Km². De acordo com os dados atuais, a paróquia possui 40 comunidades incluindo a comunidade da matriz.
Esta paróquia conta com a presença missionária dos padres salesianos, irmãs Filhas de Maria Auxiliadora (salesianas) e irmãs Palotinas. As Irmãs Palotinas chegaram nesta paróquia em 1998. O trabalho pastoral nesta paróquia abrange a educação, formação de lideranças, catequese, pastoral da juventude, infância e adolescência missionária, administração de sacramentos e atendimento às comunidades.
Paróquia Santa Maria de Namuno, Cabo Delgado
Recentemente assumida, a paróquia Santa Maria localiza-se no norte de Moçambique na Província de Cabo Delgado, no distrito de Namuno, Diocese de Pemba. Criada em 1922 pelos padres Monfortinos, a paróquia celebrou no ano passado o seu jubileu centenário. Esta é a primeira Missão Católica no norte de Moçambique. Assim como aconteceu com a Paróquia Santo Antônio em Mavila, durante a guerra, os edifícios da Paróquia serviram de base para o Exército Nacional.
A pedido do bispo local Dom Luíz Fernando Lisboa, os palotinos assumiram esta paróquia no dia 09 de maio de 2016. Relata-se que, quando os palotinos chegaram nesta missão, a paróquia possuía 161 comunidades. De acordo com o atual pároco Pe. Eriberto Schwamback, SAC as atividades apostólicas assemelham-se às demais paróquias palotinas assumidas acima mencionadas.
Paróquia Rainha dos Apóstolos, Namuno, Cabo Delgado
A paróquia Rainha dos Apóstolos foi assumida pelos Palotinos em 10 de maio de 2020. Desmembrada da Paróquia Santa Maria, ela se localiza no distrito de Namuno, Diocese de Pemba. Esta paróquia possui 59 comunidades. Além da presença dos palotinos, a paróquia conta com a presença das Irmãs Discípulas de Jesus Eucarístico que auxiliam nas atividades pastorais.
De acordo com o Pe. Eusébio Gastão Mauaie , SAC, atual pároco desta paróquia, diversas frentes apostólicas têm marcado a pastoral neste local de missão: pastoral da juventude, infância e adolescência missionária, pastoral da educação (infantil, básico e médio), formação de leigos, pastoral dos refugiados, pastoral de visitação, pastoral da saúde, pastoral da cáritas, pastoral da família sobretudo a formação dos casais novos, formação dos Ministros Extraordinários da Comunhão e da Esperança e muitas outras frentes pastorais.
Paróquia Santa Teresinha do Menino Jesus, Liqueleva, Matola
Criada em 1948 e assumida pelos Missionários da Consolata, a Paróquia Santa Teresinha do Menino Jesus, se localiza em Liqueleva na Cidade da Matola, Província/ Estado de Maputo, Arquidiocese de Maputo. A pedido do arcebispo local, Dom Francisco Chimoio, os palotinos assumiram esta paróquia no dia 12 de janeiro de 2020. Atualmente a paróquia possui três comunidades, incluindo a comunidade da Matriz.
De acordo com o pároco atual, padre Ademar Luiz Fighera essas comunidades possuem uma estrutura formal para se constituírem paróquias a qualquer momento. Vale ainda destacar que, é nesta paróquia que, até o momento, acontece a formação seminarística na etapa do discipulado (Filosofia).