Av. N. S. das Dores, 903 - Santa Maria - RS

(55) 3025-2277

(55) 3025-2266

Origem

MISSÃO

A história da missão Rainha dos Apóstolos começou a ser vivida nos princípios do ano de 1999. Os primeiros Palotinos a desembarcarem em Moçambique foram os Padres Casimiro Facco e Gentil Lorenzoni, sendo que este último veio a perder a vida alguns dias depois de sua chegada, vítima da temível malária. Por causa desse fato que pegou a todos de surpresa, a continuidade deste projeto missionário além-fronteira esteve em perigo. Mas como a vontade de Deus é mais forte e predomina sobre a nossa vontade, esse projeto foi assumido e outros padres se disponibilizaram para recomeçar os trabalhos.

Assim que, naquele mesmo ano, os missionários foram acolhidos na missão de Zavala. No começo os padres Palotinos atendiam duas paróquias: Nossa Senhora do Amparo, de Quissico e Santo Antônio, de Mavila. No ano de 2008 entregamos a paróquia de Mavila para outra congregação religiosa e ficamos somente com a Paróquia de Quissico, no distrito de Zavala.

Além de Quissico, assumimos uma missão em outro distrito distante 40 km: Inharrime. Os Palotinos chegaram em Inharrime em 2001 para trabalhar na paróquia de São Maximiliano Maria Kolbe. Nesta paróquia trabalhavam e estão trabalhando ainda, as irmãs palotinas. Por dezessete anos a missão palotina resumia-se às paróquias Nossa Senhora do Amparo, de Quissico e São Maximiliano Maria Kolbe, de Inharrime, bem como o Seminário São Vicente Pallotti, de Inharrime, região Sul de Moçambique.

A Missão de Santa Maria de Namuno

A Missão de Santa Maria de Namuno/Pemba, Província de Cabo Delgado, norte de Moçambique, foi assumida em 2016. Apedido do Bispo dividiu-se em duas paróquias. Na paróquia de Santa Maria de Namuno, a equipe missionária é constituída por duas comunidades religiosas: Palotinos (Pe. Eriberto Schwamback e Pe. Ilson José de Oliveira) e Irmãs Discípulos de Jesus Cristo Eucarístico. Na paróquia Rainha dos Apóstolos, estão os missionários Palotinos (Pe. Eusébio Castão Mauaie e Pe. Celso Jochua Tsambi).

Paróquia Santa Terezinha do Menino Jesus de Liqueleva - Matola/ Maputo
Paróquia Santa Terezinha do Menino Jesus de Liqueleva - Matola/ Maputo

Em janeiro de 2020 a Delegação Rainha dos Apóstolos assumiu a paró- quia de Santa Terezinha do Menino Jesus. Esta paróquia está localizada na cidade da Matola, Província de Maputo.

Formação

Nesses 25 anos de história a formação em Moçambique produziu seus frutos, graças à ação do Espírito Santo e colaboração entre as províncias Nossa Senhora Conquistadora (Santa Maria), Imaculada Conceição (U.S.A), Mãe do Divino Amor (Irlanda) e Coração de Jesus (Alemanha). Atualmente temos 4 padres, 2 confrades com profissão perpétua, 5 com profissão temporária, 2 noviços, 7 estudantes de filosofia, 1 postulantes e 1aspirante. No Seminário São Vicente Pallotti, o Pe. Gildo Bumane Naene Nhone é o formador. No seminário Maior de Filosofia Mãe do Divino Amor, o Pe. Leandro Aparecido Ramos é o Reitor do Seminário e é auxiliado pelo Pe. Ademar Luiz Fighera; e o Pe. Alexander Aquino Correia é o Diretor espiritual. Mas contamos com a colaboração de todos os confrades, de outros religiosos e leigos.

A missão Palotina em Moçambique se realiza, portanto, na Arquidiocese de Maputo, na Diocese de Inhambane e na Diocese de Pemba.