Av. N. S. das Dores, 903 - Santa Maria - RS

(55) 3025-2277

(55) 3025-2266

Notícias

28/05/2025 - Notícias

Monsenhor Clesio Facco é nomeado bispo!

Nesta quarta-feira, 28 de maio, a Nunciatura Apostólica no Brasil comunicou que o Santo Padre, o Papa Leão XIV, nomeou bispo da diocese de Uruguaiana, no Estado do Rio Grande do Sul, o monsenhor Clesio Facco, S.A.C., atualmente ecônomo da Província dos Palotinos em Santa Maria (RS). A Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) divulga saudação ao novo bispo: 

 

Saudação da CNBB ao monsenhor Clesio Facco 

Estimado monsenhor Clesio Facco, Com grande alegria, a Presidência da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) recebeu a notícia de sua nomeação, feita pelo Papa Leão XIV, como novo bispo da diocese de Uruguaiana, no Estado do Rio Grande do Sul. Neste momento tão significativo para toda a Igreja que está em Uruguaiana, queremos expressar nossa fraterna saudação e nossa proximidade orante. Sua trajetória de dedicação ao Reino de Deus, vivida com espírito missionário e fidelidade à vocação palotina, é sinal de esperança para o povo que agora lhe é confiado como pastor. Que seu ministério episcopal seja fecundo, guiado pelo Espírito Santo e sustentado pela graça divina. Que o Senhor o fortaleça diariamente na missão de anunciar o Evangelho, edificar a comunhão e cuidar com amor do rebanho que lhe foi confiado. Conte com nossas orações e com o apoio fraterno da CNBB. Caminhemos juntos na sinodalidade, servindo à Igreja no Brasil com generosidade e alegria. Em comunhão fraterna,  

Dom Jaime Cardeal Spengler
Arcebispo de Porto Alegre (RS)
Presidente da CNBB  Dom João Justino de Medeiros da Silva
Arcebispo de Goiânia (GO)
1º Vice- Presidente da CNBB  Dom Paulo Jackson Nóbrega de Sousa
Arcebispo de Olinda e Recife (PE)
2º Vice-Presidente da CNBB  Dom Ricardo Hoepers
Bispo Auxiliar da Arquidiocese de Brasília (DF)
Secretário-Geral da CNBB 


Biografia e trajetória presbiteral 

Monsenhor Clesio nasceu em 1º de abril de 1971, em Nova Palma, arquidiocese de Santa Maria, no Rio Grande do Sul. No ano de 1987 ingressou no Seminário Rainha dos Apóstolos, Vale Vêneto, São João do Polêsine, RS, com os padres e irmãos Palotinos, onde realizou o ensino médio e o primeiro ano de postulado. 

No ano de 1991, passou a residir no Colégio Máximo Palotino em Santa Maria, RS, onde realizou os estudos filosóficos e teológicos no Instituto de Filosofia e Teologia Santa Maria, mais tarde Faculdade Palotina (FAPAS). Em 1993 fez o ano de noviciado na cidade de Cascavel, no Paraná. Fez a sua primeira consagração na União do Apostolado Católico, através da Sociedade do Apostolado Católico, no dia 25 de março de 1994.  

No ano de 1997, em 17 de maio, realizou a sua consagração perpétua no Seminário Rainha dos Apóstolos em Vale Vêneto. No dia 29 de junho de 1997 foi ordenado diácono por dom José Ivo Lorscheiter em Santa Maria e no dia 14 de dezembro de 1997 foi ordenado presbítero em Vila Cruz, Nova Palma, por dom Ângelo Domingos Salvador, OFM Cap. 

Após a ordenação presbiteral exerceu as seguintes atividades pastorais: 1998, vigário paroquial na Paróquia Nossa Senhora de Fátima, em Dourados, MS; 1999 a 2001, foi professor, formador e reitor do Seminário Rainha dos Apóstolos em Vale Vêneto, RS; 2002 a 2005 foi reitor do postulado no Seminário São Vicente Pallotti, Palotina, PR e neste período também fez parte do Conselho de Presbíteros da Diocese de Toledo, PR;  no final de dezembro de 2005 até fevereiro de 2007 foi vigário Paroquial na Paróquia São Vicente Pallotti, em Roma, neste período também frequentou parte do curso de Espiritualidade no Instituto de Espiritualidade da Pontifícia Universidade Gregoriana; de março de 2007 até janeiro de 2010 foi pároco da Paróquia Nossa Senhora de Fátima, em Fátima do Sul, MS; a partir de fevereiro de 2010 até os dias atuais passou a residir na cidade de Santa Maria, RS, onde exerceu várias atividades: de março de 2010 a fevereiro de 2013 foi Diretor da Gráfica Pallotti; de março de 2010 a abril de 2012 foi Secretário Provincial; de março de 2011 até dezembro de 2015 foi Diretor da Escola Vicente Pallotti; de janeiro de 2011 a abril de 2016 foi Conselheiro Provincial; em 2012 foi Vigário paroquial na paróquia Santo Antônio; de 20 de abril de 2012 a 27 de abril de 2016 e 01 de janeiro de 2023 até os dias atuais foi Ecônomo Provincial; de 28 de abril de 2016 a 31 de dezembro de 2022, foi Vigário e Reitor Provincial da Província Nossa Senhora Conquistadora de Santa Maria e neste mesmo período fez parte do Conselho de Presbíteros da Arquidiocese de Santa Maria. 

Atualmente está exercendo a função de Ecônomo Provincial e Pároco da Paróquia Santo Antônio, Patronato, em Santa Maria. 

Fonte: CNBB Nacional