Notícias
Desafios e perspectivas da Animação Vocacional no mundo digital é tema do II Seminário Vocacional
A Comissão Episcopal para os Ministérios Ordenados e a Vida Consagrada da CNBB, por meio do Serviço de Animação Vocacional / Pastoral Vocacional (SAV-PV), realizou de 28 a 30 de junho, em Caucaia (CE), o II Seminário Vocacional em nível nacional. A iniciativa trouxe a oportunidade dos participantes refletirem sobre a temática da animação vocacional no mundo digital. “Refletimos sobre a cultura e a pedagogia vocacional e o seu lugar na complexa realidade dos ambientes digitais”.
Em carta divulgada ao final do encontro, os participantes reconhecem que as transformações digitais marcam a ação evangelizadora, por isso, é preciso fazer com que a Animação Vocacional consiga dar respostas a este tempo, que é um tempo de mudanças.
“Esses desafios inquietam-nos e interpelam a reconhecermos, mais uma vez, com o Papa Francisco, que “tudo está interligado” (LS1, 91), também pelas redes e ambientes digitais. Estes são os novos territórios de missão, portanto, lugar da Animação Vocacional, onde devemos promover os relacionamentos humanos, baseados na complementaridade e na integralidade da vida humana e social”, diz o texto da carta.
Neste contexto, a carta convida a Igreja do Brasil entender que a cultura Vocacional não é antagónica ao mundo digital, pelo contrário, é por meio dela que pode-se ser, nesses ambientes, presença e testemunho gerando vida vocacional. E que deve-se promover uma comunicação fiel aos valores do Evangelho, entendendo o papel de gerar comunhão e não somente conexão.
No texto, salienta-se também que é necessário garantir investimentos para o emprego da pedagogia vocacional nas comunidades, levando em consideração a importância das relações humanas e dos processos de comunicação. E que é preciso reconhecer que o itinerário vocacional (despertar, discernir, cultivar e acompanhar) e o acompanhamento personalizados são o caminho seguro para a Animação Vocacional, estimulando a criatividade pastoral para também incorporá-lo nos ambientes digitais.
Foi discernido, ainda, que, neste contexto histórico de profundas transformações, Deus chama e envia a uma ação vocacional que passe da resposta à pergunta, dos conteúdos às pessoas, da transmissão ao testemunho, da propaganda à proximidade, das ideias à narração e que seja atenta à interioridade e à interatividade.
“Como uma grande Sinfonia Vocacional, com corações de norte a sul do Brasil, colocamos nossos pés a caminho, desde a Casa das Filhas do Coração Imaculado de Maria, em Caucaia/CE. Que Maria, Mãe da Esperança, nos ajude a ir e fazer como o Bom Samaritano (cf. Lc 10, 37), no encontro e cuidado com todas as pessoas e em todos os ambientes aos quais Deus nos confia”.
Fonte: CNBB Nacional