Notícias
Inaugurado o Seminário Mãe do Divino Amor em Matola, Moçambique: um novo lar de esperança para a formação palotina

Em Matola, 06 de abril de 2025 — Com alegria e profunda gratidão, a Sociedade do Apostolado Católico celebrou neste domingo a solene inauguração do Seminário Mãe do Divino Amor, pertencente aos Palotinos, na cidade de Matola, na Arquidiocese de Maputo, Moçambique. A cerimônia, que teve início às 9h da manhã, reuniu autoridades eclesiásticas, religiosas e civis, além de fiéis oriundos de diversas paróquias da região. Esta conquista marca mais uma obra significativa dentro das celebrações pelos 25 anos da missão Palotina em solo moçambicano.
A Santa Missa foi presidida por Dom João Carlos Hatoa Nunes, Arcebispo da Arquidiocese de Maputo, e concelebrada por Dom Tonito José, bispo auxiliar da Arquidiocese, e numerosos padres e irmãos palotinos, entre eles o Pe. Gilberto Antônio Orsolin, Reitor Provincial da Província Nossa Senhora Conquistadora de Santa Maria – Brasil, que também foi o responsável pela homilia do dia, marcada por emoção e profunda espiritualidade.
Estiveram presentes também o Pe. Eusébio Gastão Mauaie, Delegado Provincial da Delegação Rainha dos Apóstolos, padres, irmãos consagrados, irmãs religiosas, além de autoridades civis como o presidente municipal Júlio Parruque, representantes do bairro, da comunidade local e uma grande participação de fiéis das paróquias de Maputo, Inhambane e vizinhanças.
Durante a sua mensagem, Pe. Gilberto Orsolin expressou com sensibilidade o significado profundo desta inauguração para a Igreja e para a missão palotina na África:
“A inauguração desta casa de formação dos candidatos à vida religiosa é um momento que ressoa em nossos corações como um sentimento intenso de gratidão, pois agradecimento é memória do coração, é uma perene lembrança profunda do que Deus tem realizado em nosso meio.”
O sacerdote fez questão de agradecer nominalmente aos colaboradores que tornaram possível a concretização desta obra. Foram mencionadas com destaque as Províncias Palotinas que contribuíram financeiramente:
- Província Imaculada Concessão (EUA),
- Província Sagrado Coração de Jesus (Alemanha),
- Província de São Nicolau Di Flüe (Suíça),
- Província Nossa Senhora Conquistadora (Brasil).
Também foram homenageados os padres Zanon Hannas e Vanderlei Cargnin, respectivamente Reitor Geral e Ecônomo Geral da Sociedade, pela constante proximidade e apoio.
Em sinal de gratidão e reconhecimento, o Pe. Gilberto destacou os nomes dos padres que marcaram a história da edificação do seminário: Pe. Ademar Luiz Fighera, que mobilizou os primeiros recursos; Pe. Leandro Aparecido Ramos, que deu continuidade ao projeto; e Pe. Paulo Jair dos Santos, que, com os seminaristas, colaborou na fase final da construção. O trabalho técnico foi conduzido com zelo pelo engenheiro Raul e sua equipe.
“Esta nova casa de formação não é apenas um espaço físico, mas um verdadeiro lar que acolherá jovens dispostos a ser peregrinos de esperança como sacerdotes, irmãos consagrados e bons cristãos servindo nas periferias da sociedade”, frisou o Reitor Provincial.
Com forte referência ao Jubileu 2025, Peregrinos de Esperança, celebrado neste ano, a inauguração do Seminário Mãe do Divino Amor foi proclamada como um verdadeiro sinal de esperança para a Igreja em Moçambique e para a missão dos palotinos em solo africano.
Ao final da celebração, todos foram convidados a rezar, confiando à intercessão de Nossa Senhora Rainha dos Apóstolos – Mãe do Divino Amor, e de São Vicente Pallotti, fundador da Sociedade, a missão de formar novos apóstolos para o mundo de hoje.
Que esta casa se torne, como expressou o Pe. Gilberto, um verdadeiro cenáculo vocacional, onde “a fé é nutrida, onde sonhos são cultivados e onde se fortalece o compromisso com a Igreja”, frisou.
Por Pe. Judinei Vanzeto, SAC - Jornalista
Fotos: Delegação Rainha dos Apóstolos - ver fotos aqui.