Av. N. S. das Dores, 903 - Santa Maria - RS

(55) 3025-2277

(55) 3025-2266

Notícias

07/07/2024 - In Memoriam

Padre Francisco Xavier Schuster (1852-1928)

Nasceu em Rain (Baviera - Alemanha), aos 19 de maio de 1852. Foi uma das primeiras vocações palotinas da Alemanha.

Em 1883, com 31 anos de idade, ingressou no Colégio Palotino de Másio (Itália). Já tinha boa parte dos estudos superiores feitos, ordenando-se sacerdote aos 06 de junho de 1886, após completar a Teologia na Universidade Gregoriana, em Roma.

Seu entusiasmo missionário levou-o a renunciar uma visita aos pais e à pátria, logo após a sua ordenação sacerdotal, embarcando diretamente para Vale Vêneto, com passagem por Montevidéu e Porto Alegre.

Durante 32 anos trabalhou entre os colonos do Rio Grande do Sul, sobretudo em Caxias do Sul, Monte Belo, Agudo e, por fim, Novo Treviso, de 1898 a 1912, onde construiu a bela Igreja Matriz e o Colégio das Irmãs do Imaculado Coração de Maria.

Nos dez últimos anos de sua vida, Pe. Schuster esteve doente, passando-os, na sua maioria, no Hospital de Caridade de Santa Maria - RS, onde ainda por alguns anos exercia o ministério de capelão.

Desde março de 1925 não pôde mais celebrar a Eucaristia. Depois, a visão enfraqueceu tanto que nem mais podia ler, devendo passar os longos dias sem nada fazer. Por muitos meses ficou sozinho. Aproveitava o tempo para rezar o seu terço. Rezar e sofrer foi sua ocupação nos últimos de seus dias. Conta-se certa vez um amigo veio visitá-lo e disse à enfermeira: "Vim buscar o Pe. Francisco". Ela respondeu: "Não! De nenhum modo nós damos o Pe. Francisco, pois desde que ele está aqui, não houve carência de comida. Ele reza para termos o pão de cada dia"

E assim chegou seu último dia de vida. Morreu as 8 horas do dia 07 de Julho de 1928. Padres e irmãs estavam ao seu redor, rezando. Seus 42 anos de sacerdócio foram de grande piedade. Grande era o seu amor pelos doentes. De dia ou de noite, longe ou perto, com chuva ou com sol, atendia a todos com alegria. Viveu 76 anos. Em vista de seus muitos trabalhos e merecimentos, o Exmo. Sr. Bispo Diocesano fez a encomendação de seu corpo na Catedral de Santa Maria.