Av. N. S. das Dores, 903 - Santa Maria - RS

(55) 3025-2277

(55) 3025-2266

Notícias

18/08/2024 - Notícias

Com gratidão, alegria e esperança, celebramos o dia dos consagrados e consagradas!


Neste domingo (18), celebraremos o dom da vocação à vida consagrada. Na abertura deste Informativo, gostaria de recordar algumas perguntas significativas do Papa Francisco, proferidas na homilia para os membros dos Institutos de Vida Consagrada e das Sociedades de Vida Apostólica, no dia 2 de fevereiro de 2024.


“Penso em vós, irmãs e irmãos consagrados, e no dom que sois; penso em cada um de nós, e, recordando a expectativa de Simeão e Ana pela vinda do Salvador, ele nos pergunta: ainda somos capazes de viver a expectativa? Não estamos, às vezes, demasiado ocupados conosco mesmos, com as coisas e os ritmos intensos de cada dia, a ponto de nos esquecermos de Deus que sempre vem? Porventura não estamos demasiado envolvidos com nossas obras de bem-fazer, correndo o risco de reduzir a vida consagrada e cristã a “muitas coisas a fazer” e negligenciar a busca diária do Senhor? Não corremos, às vezes, o risco de programar nossa vida pessoal e comunitária com base no cálculo das possibilidades de sucesso, em vez de cultivar com alegria e humildade a pequena semente que nos foi confiada, na paciência de quem semeia sem esperar recompensa e sabe esperar pelos tempos e surpresas de Deus? Às vezes, temos de reconhecer, perdemos essa capacidade de esperar.” 

O Papa nos recorda dois obstáculos que nos fazem perder a capacidade de esperar: a negligência da vida interior e a adaptação ao estilo do mundo, que acaba ocupando o lugar do Evangelho. Somos convidados a abrir-nos às novidades de Deus e suas surpresas para abraçarmos o Novo, a exemplo de Maria e Isabel, Joaquim e Ana. 

Com gratidão, alegria e esperança, celebramos o dia dos consagrados e consagradas!


Pe. Gilberto A. Orsolin, SAC Reitor Provincial