Av. N. S. das Dores, 903 - Santa Maria - RS

(55) 3025-2277

(55) 3025-2266

Notícias

17/09/2025 - Notícias

Fé e comunhão: XV Retiro Palotino é realizado em Manaus

Foi realizado entre os dias 12 e 14 de setembro o XV Retiro Palotino, promovido pela União do Apostolado Católico (UAC), na Inspetoria Nossa Senhora da Amazônia, em Manaus-AM. O encontro foi uma oportunidade especial de aprofundamento espiritual e de fortalecimento da comunhão eclesial, reunindo fiéis e membros da família palotina em um momento de oração, partilha e formação.

A abertura foi marcada pela Santa Missa, presidida pelo pároco da Área Missionária Ponta Negra, o palotino padre Telmo Buriol, que também conduziu a primeira reflexão do evento, intitulada “Viver a esperança com Maria”.

Em 2025, a União do Apostolado Católico celebra os 190 anos de sua fundação. Nesse espírito de renovação e compromisso, a UAC promoveu o XV Retiro Palotino com 17 participantes vindos de diferentes paróquias palotinas: Nossa Senhora Rainha dos Apóstolos (Manaus), Área Missionária da Ponta Negra, Paróquia Nossa Senhora da Glória e Paróquia Santo Ângelo, de Novo Airão (AM).

O retiro tratou de temas relacionados ao tempo de Esperança Jubilar com Maria e contou com a presença dos padres palotinos: Telmo Buriol (Área Missionária da Ponta Negra), Sérgio Coldebella (Paróquia Nossa Senhora Rainha dos Apóstolos), Helton Wachholz (Santuário de Fátima) e José Rodrigues (Paróquia Nossa Senhora da Glória). No domingo, os participantes ainda vivenciaram um momento de oração na capela chamada “Cenáculo”, recordando o ensinamento de São Vicente Pallotti de que é possível fazer um cenáculo em qualquer lugar.

Entre os destaques da programação, a coordenadora local da UAC, Dayse Barros, conduziu uma reflexão sobre o tema “Como semear a esperança nos nossos dias?”. Em sua fala, destacou que a desesperança está estampada no rosto das pessoas e lembrou o exemplo da beata Elisabetta Sanna como testemunho de perseverança na fé:

“Procure olhar nos olhos das pessoas. A desesperança existe no rosto das pessoas. A humanidade está assim, desesperançosa. É Ele que nós devemos seguir através da sua palavra. Não é o que a internet mostra. O mundo está coberto pelas sombras da desesperança, mal que leva à perda do sentido da vida.”

O padre Helton Wachholz refletiu sobre o tema “Maria que se põe a caminho”, sublinhando a atitude de serviço da Mãe de Jesus e a importância de viver o caminho da fé com humildade e entrega:

“Depois do sim, Deus já se realiza nela. (...) Nos colocamos sempre à disposição para servir, estar com Maria. Ela não foi para ser servida, mas para servir, mesmo sendo a Mãe do Senhor. Por isso, o caminho de Maria é o mesmo caminho de Jesus.”

Em sua reflexão, também recordou os desafios enfrentados por São Vicente Pallotti na construção de seu carisma, ressaltando sua obediência e fidelidade à vontade de Deus, mesmo diante das dificuldades.

O encerramento do retiro foi marcado pela Santa Missa presidida por Dom Samuel Ferreira Lima, bispo auxiliar da Arquidiocese de Manaus. Em sua homilia, ele tratou do tema “Esperança que gera serviço e cuidado”, destacando que a verdadeira esperança se manifesta no amor concreto, no respeito e na solidariedade:

“Se uma coisa dá muito trabalho, é ali que eu estou exercitando a esperança em Deus. Servir nunca vai ser um peso. Nosso viver cristão é impactador.”

O XV Retiro Palotino encerrou-se como um forte chamado à esperança, ao compromisso missionário e à comunhão, em sintonia com o sonho de São Vicente Pallotti de uma Igreja viva e missionária.

Fonte: Pascom local.

Celebração