Notícias
Irmão Leandro Benetti: Reflexões sobre a milagrosa recuperação e nova missão em Cascavel
"Como é sabido por muitos, no dia 6 de abril de 2024 fui internado no ICOR - Instituto do Coração, Maputo-Moçambique - devido a um grave problema pulmonar (pulmão esquerdo) e um pneumotórax, causado por tuberculose. O quadro foi severo, e passei 32 dias no hospital, sendo 28 deles na UTI. Foi necessária a transferência para um hospital na África do Sul. Durante esse período, vivi experiências profundas que gostaria de compartilhar com vocês.
Recordo alguns momentos marcantes. O primeiro foi ao chegar ao hospital, quando me colocaram em uma cama e me deixaram sozinho (não consigo precisar quanto tempo). Nesse momento, fiz uma oração semelhante à de Ana em 1 Sm 1,15: “Estou derramando minha alma perante o Senhor”. Eu disse: “Senhor, se me trouxeste para a missão, se quiser me levar, eis-me aqui; se quiser que eu fique, também me coloco em suas mãos”. Aqui estou para relatar.
Outro momento profundo ocorreu no dia em que entrei no hospital. Padre Eusébio me deu um terço (agradeço de coração) e disse que deveria estar comigo em todos os momentos e não tirá-lo até o fim. Quando precisei fazer alguns exames, a equipe médica pediu para tirar o terço. Embora eu não me lembre desse fato devido ao alto índice de infecção e muitas vezes não estar totalmente consciente, um dos enfermeiros me relatou: “Você agarrou esse terço com muita força e dizia: ‘Me deixem morrer, mas não me tirem Nossa Senhora’.
Para não me alongar mais, posso dizer hoje: “Sou um milagre de Deus. Não por minhas forças, mas pela total graça de Deus”. Não tenho palavras para agradecer ao Senhor por tudo o que Ele realizou em minha vida. Aos meus coirmãos de comunidade e a toda a Província e Congregação, que não mediram esforços para minha recuperação, meu muito obrigado. Agradeço de coração a todos que rezaram constantemente por mim (senti muito a vossa presença nesse momento). No encontro dos Religiosos (as) de Inhambane, após minha alta hospitalar, mencionei: “O Papa Francisco instituiu este ano como o ‘Ano da Oração’. Não sabia eu que seria eu mesmo quem necessitaria de tanta oração. Obrigado”. A toda a equipe médica que me cuidou com dedicação, meus sinceros agradecimentos. Um carinho especial à minha família de sangue, especialmente meu pai Reinaldo e minha mãe Maria, que sentiram profundamente todo esse momento, ao mesmo tempo perto e distante (que o Senhor retribua com alegria toda lágrima e prece). A todos e a cada um, meu muito obrigado!
Agradeço também pelos anos vividos na missão em Moçambique. Foram mais de cinco anos de grande valor espiritual para mim. Contem sempre com minhas orações e tudo o que eu puder ajudar. Estou feliz com a nova missão em Cascavel, na Paróquia Nossa Senhora de Fátima. Que esta nova missão seja uma verdadeira experiência fraterna. Novamente, obrigado a todos. Estou sempre em oração!"
Por Ir. Leandro Carlos Benetti, SAC