Notícias
Padre Lamberto Pancratz (1877-1947)
Nasceu na Alemanha, aos 30 de dezembro de 1877. Foi ordenado sacerdote da Congregação dos Ressuscitados, em abril de 1909. Foi missionário no Médio Oriente. Veio depois para o Brasil. A congregação à qual pertencia foi suprimida. Resolveu então fazer-se palotino.
Entrou no Noviciado, em Vale Vêneto, no dia 02 de agosto de 1925. Fez sua primeira profissão no dia 02 de agosto de 1927.
Exerceu seu apostolado, como palotino, na Catedral de Santa Maria, como vigário cooperador, atendendo às capelas da mesma. Daí foi transferido para Agudo, em 1932, na qualidade de pároco.
Ao deixarem os palotinos aquela paróquia, foi mandado para Nova Palma, como vigário cooperador, donde foi transferido para Cruz Alta. Pela morte do Pe. Frederico Blass, substituiu-o Pe. Lamberto no cargo de capelão do Hospital São Vicente de Paulo. Era ele poliglota e tido como bom confessor.
No dia de Todos os Santos, ao celebrar no hospital, logo após a consagração, foi abatido por um enfarto e caiu de costas, no duro cimento. Com a queda ficou gravemente ferido e veio a falecer no mesmo hospital, aos 09 de novembro de 1947. Foi-lhe dada sepultura no cemitério do asilo, ao lado do hospital. Tinha 70 anos de idade e 38 de sacerdócio.
Por Sibilo Paganotto