Notícias
Padre Vanderlei Cargnin relata ao jornal Diário de Santa Maria sua experiência com o Papa Francisco

Foi em uma celebração de Natal do Vaticano, em 2023, que o padre Vanderlei Cargnin pôde registrar uma foto ao lado de papa Francisco. Natural de Nova Palma, Quarta Colônia, ele mora em Roma desde 2022, onde trabalha como ecônomo-geral dos Palotinos do mundo. Ao vivo no Bom Dia, Cidade! desta terça (21), ele ressalta a importância de Francisco para a Igreja Católica:
— Ele teve uma presença muito importante na nossa Igreja, e o modo que ele enfrentava as problemáticas da Igreja, como também o modo que ele se relacionava com as pessoas. O que mais me marcou na foto que tiramos foi o sorriso dele.
Cargnin estudou Filosofia e Teologia em Santa Maria, no Colégio Máximo. Depois de se tornar padre, trabalhou em Vale Vêneto, São João do Polêsine, e também na Faculdade Palotina (Fapas). Depois, foi ecônomo da província de Santa Maria, onde atuava na parte administrativa. Em 2021, foi ecônomo da Arquidiocese de Santa Maria, até que, no fim de 2022, foi eleito ecônomo-geral dos palotinos do mundo, e mudou-se para Roma.
Foram cinco encontros com o papa ao longo do seu pontificado. Segundo ele, o novo sucessor deve seguir com a mesma liderança e força de Francisco que, durante 12 anos, lutou pela paz e o fim das guerras. A escolha do novo chefe da Santa Sé, que leva o nome de Conclave, deve acontecer entre os dias 6 e 11 de maio.
— É um momento que não é conduzido só pela força humana ou pela força política, ele é conduzido, principalmente, pelo Espírito Santo. Os cardeais vão escolher a pessoa que possa fazer diferença nesse momento histórico da igreja e do mundo, e o papa trabalhou muito essa questão da paz, então nós precisamos de alguém que promova isso — afirma.
Reportagem Diário de Santa Maria - dia 23 de abril de 2024.