Notícias
Apóstolos Hoje - Agosto 2024
Como posso retribuir ao Senhor por todo o bem que Ele me fez? (Salmo 116,12).
Juntamente com o salmista, quero agradecer ao Senhor por tudo o que Ele está realizando por toda a família palotina. Espero poder partilhar com vocês os tesouros que recebi e dos quais somos testemunhas aqui na minha missão atual com a nova comunidade em Jersey City. Este é um momento muito importante para nossa comunidade, pois é a primeira vez em 25 anos que as Irmãs Americanas da Província Imaculada Conceição abrem uma nova comunidade. Sou profundamente grata a elas e às suas orações para difundir o carisma de São Vicente Pallotti e virar uma nova página de nossa história.
Todos os dias agradeço pela formação e as experiências palotinas que me trouxeram até aqui e me prepararam para dar tudo de mim nesta nova comunidade. Sinto-me muito abençoada por ter tido minha formação na Itália; tudo o que recebi me abriu para o espírito e a mente universais como Pallotti tinha. Através dessa experiência entre as irmãs e padres de todas as origens e culturas, conheci nosso Pai Fundador, São Vicente Pallotti, como um ponto de referência para minha vida, a quem amo e de quem recebo inspiração diária. Posso dizer com orgulho, com toda a humildade, que, tendo a oportunidade de visitar todos os lugares onde Pallotti viveu, de falar a língua que ele falava, de ler seus escritos e cartas que são patrimônio de toda a família palotina, os locais onde sua família viveu e o local onde ele atualmente repousa, entrei em contato com a sua santidade, palpável nesses lugares, e esse contato abriu os meus olhos para abraçar o verdadeiro significado da nossa identidade palotina, Jesus Apóstolo do Pai Eterno, e para fazer parte do seu apostolado. Hoje reconheço tudo o que ele realizou, preparando-me para essa missão.
A nova comunidade palotina está localizada à beira-mar do centro de Jersey City, próxima à escola paroquial. O padre Bryan Page é o pároco da Igreja de Nossa Senhora de Czestochowa, onde está localizada a nossa nova comunidade. Desde o primeiro momento, ele nos recebeu com grande entusiasmo e alegria. O mesmo se aplica aos paroquianos. A comunidade partilha suas instalações com diferentes aspectos da missão da paróquia: no andar térreo do edifício está o jardim de infância para crianças de dois anos, onde as irmãs também trabalham, e em cima da residência das Irmãs há uma residência para professores missionários. O objetivo deste espaço é preparar apóstolos para a Igreja, que é o desejo missionário do Padre Bryan, como também do nosso Fundador; nós, irmãs, estamos envolvidas na formação de missionários leigos.
Jersey City é um local incrivelmente diversificado, mesmo para os padrões dos EUA. As crianças de nossa escola paroquial falam mais de 20 idiomas diferentes. Os habitantes desta cidade vêm de todas as partes do mundo ou de famílias que têm os Estados Unidos como lar há séculos. Quando me tornei cidadã americana, no ano passado, as crianças e os funcionários da escola aplaudiram; muitos são familiarizados com esse tipo de comemoração por causa das próprias experiências familiares.
Nossa Senhora de Czestochowa, homônima da paróquia, nos lembra que esse bairro já foi povoado por muitos poloneses. Hoje, algumas famílias polonesas permanecem na paróquia desde sua fundação, e muitos rostos novos enchem os bancos, alguns deles com apenas alguns meses de idade. Agradeço a Deus pelo dom dessa experiência, rica em oportunidades concretas de evangelização.
Nós, irmãs palotinas, somos muito gratas ao Pe. Bryan Page por tudo o que ele está fazendo por nós no nível espiritual, como também, cuidando de tudo o que é necessário para realizar esta missão. Com o mesmo entusiasmo e espírito de Pallotti, ele tem o objetivo de preparar apóstolos para a Igreja. É por isso que eu o chamo de palotino perdido, porque embora seja um padre diocesano, como Pallotti foi, ele me inspira cada vez mais com o espírito de Pallotti. É uma pessoa de iniciativa e de grande comunhão com todas as culturas. Transmite as idéias e o espírito de Pallotti nas atividades e nos ministérios da Igreja, como os pequenos grupos, o grupo de mulheres, a adoração, a Liturgia da Palavra para as crianças, a comunhão aos doentes e aos que não podem sair de casa, a preparação para os sacramentos para crianças e adultos e as reuniões da comunidade, os casais jovens são mais bem cuidados e responsabilizados para se prepararem para os sacramentos e outras atividades da Igreja. Fazer parte da Paróquia Nossa Senhora de Czestochowa parece ser o lugar perfeito para a plena realização do carisma palotino. As Irmãs são envolvidas em todas as atividades; somos presentes na catequese, nas missas e nas celebrações familiares, nos dias de retiro e nos dias de recreação. Estamos presentes nos pequenos grupos de leitura da fé que partilham a Palavra de Deus e na preparação da paróquia para momentos especiais, bem como em atividades recreativas. Somos três irmãs nesta comunidade, e cada uma traz dons especiais para a missão, paróquia e escola.
O ambiente escolar é fraterno. Há um clima de compreensão e cooperação entre adultos e crianças. Os professores são abertos e receptivos a todas as sugestões. Este ano, os alunos fizeram um terço gigante enquanto ajudavam os pequenos a compartilhar flores com suas mães no mês de maio, que celebra a Santíssima Virgem.
Como Pallotti também era um sacerdote diocesano e não membro de uma ordem, sinto que estou no lugar certo aqui nesta diocese, compartilhando essa missão com sacerdotes diocesanos. Os padres desta diocese que atendem às Igrejas vizinhas também são muito fraternos: eles regularmente oferecem seu tempo para celebrar a missa no convento dos Pallottinos. Sinto que todos estão nos ajudando a realizar a missão palotina nesta parte do mundo, cuidando de nossa vida espiritual comum.
A presença das, Irmãs, na escola e na paróquia é muito apreciada e amada. As pessoas na rua sorriem e muitas agradecem às Irmãs pelo trabalho que realizam, visitando os doentes ou realizando outras atividades pelo bem do povo. Sinto que Deus me trouxe para esta comunidade para estar mais perto Dele e caminhar junto com o povo de Deus. Sou sempre grata e orgulhosa de toda a minha família palotina, e vejo os frutos de nossas orações e gestos vivos na presença palotina aqui na missão de Jersey City. Peço a todos os leitores de Apóstolos Hoje que rezem e rezem por nossa paróquia e sua missão, para termos o mesmo espírito e entusiasmo de São Vicente Pallotti, para nos esforçarmos e termos fome de Deus e sermos altruístas pelo povo de Deus com o qual somos chamados a viver neste momento de nossa vida.
São Vicente Pallotti Rogai por nós. Nossa Senhora de Czestochowa Rogai por nós.
Sr. Rini Panakal CSAC 180 Grand St. Jersey City, New Jersey 07302 USA