Av. N. S. das Dores, 903 - Santa Maria - RS

(55) 3025-2277

(55) 3025-2266

Notícias

02/12/2024 - Notícias

Celebração oficializa São Vicente Pallotti como copadroeiro em Buenos Aires

Na manhã de domingo, 1º de dezembro de 2024, um momento histórico marcou a vida espiritual da Arquidiocese de Buenos Aires. Na capela do Centro de Espiritualidade Palotina, localizada no bairro Núñez, o arcebispo da Arquidiocese, Monsenhor Jorge Ignacio García Cuerva, presidiu uma celebração eucarística em que oficializou o decreto de introdução de São Vicente Pallotti como copadroeiro da igreja onde funciona o Centro de Espiritualidade Palotina.

Desde sua fundação, o templo estava dedicado a São Bonifácio, padroeiro da Alemanha, devido ao atendimento aos migrantes alemães. Agora, com a inclusão de São Vicente Pallotti, a casa ganha um reforço espiritual em sua missão de evangelização.

A celebração contou com a presença de padres e seminaristas palotinos e diocesanos, além de um grande número de fiéis leigos. Padre Rodolfo Capalozzo, reitor da casa, destacou emocionado a importância do momento: “É o primeiro templo dedicado a São Vicente Pallotti em Buenos Aires. Este templo está dedicado a São Bonifácio e agora São Vicente Pallotti é copadroeiro. São Bonifácio e São Vicente Pallotti serão os padroeiros deste lugar. E isso é muito importante porque aqui funciona o Centro de Espiritualidade Palotina e, por isso, a vida, a missão, digamos, o carisma que nos anima, foi herdado de São Vicente Pallotti. Por isso, é muito importante que o templo o tenha como padroeiro”, reiterou.

Monsenhor Jorge Cuerva enfatizou a grande responsabilidade assumida com os dois padroeiros: “São Bonifácio foi um grande missionário e São Vicente Pallotti destacou em seu carisma o protagonismo dos leigos na participação na evangelização pela força batismal. Agora todos os que participam aqui têm essa missão dupla na evangelização graças a esses dois grandes intercessores”.

O reitor regional da Região Nossa Senhora de Luján, Padre Rubén Fuhr, também discursou, agradecendo a presença de todos e reafirmando o compromisso da Região Palotina com as orientações pastorais da arquidiocese.

Este acontecimento simboliza um novo capítulo para o Centro de Espiritualidade Palotina, reafirmando sua relevância como um espaço de formação, oração e testemunho do carisma de São Vicente Pallotti em Buenos Aires, na Argentina.

Por Pe. Judinei Vanzeto, SAC

Leitura do decreto