Notícias
Encontro reúne Palotinos de seis nacionalidades na Argentina
No dia 27 de dezembro de 2024, a Paróquia São Patrício, localizada na cidade de Mercedes, a cerca de 100 km de Buenos Aires, Argentina, foi palco de um significativo encontro de Padres e Irmãos Palotinos da Región de Nuestra Señora de Luján e da Delegatura Irlandesa.
O evento contou com a participação de representantes de seis nacionalidades distintas – argentina, alemã, boliviana, brasileira, irlandesa e indiana – promovendo um momento de convivência fraterna e partilha. Com um espírito espontâneo e acolhedor, o encontro proporcionou uma reflexão sobre as alegrias e desafios enfrentados ao longo de 2024 e abriu perspectivas esperançosas para o ano de 2025.
Durante o encontro, foi destacada a programação do Ano Jubilar proclamado pelo Papa Francisco e a celebração do Ano Jubilar Palotino, que será inaugurado em janeiro próximo. Os Palotinos estão presentes na Argentina desde 1886, colaborando em paróquias, colégios e também em uma missão na Bolívia, contribuindo com dedicação para a construção do Reino de Deus.
Durante o dia, alguns participantes aproveitaram para conhecer a bela estrutura da paróquia anfitriã e realizaram uma visita ao Cemitério Municipal de Mercedes, onde estão sepultados membros falecidos, incluindo os três padres palotinos assassinados no dia 4 de julho de 1976 na Paróquia São Patrício, em Belgrano, na capital argentina. Os dois seminaristas, também vítimas do atentado, encontram-se sepultados em outro local.
Unidos pelo carisma de São Vicente Pallotti, os participantes renovaram seu compromisso com a missão evangelizadora, inspirados pela fé e pelo desejo de ser "peregrinos da esperança”.
Texto: Pe. Judinei Vanzeto, SAC
Créditos de fotografias: Nelson José Juárez – Noviço Palotino