Notícias
Noviços refletem sobre a Vida consagrada: um chamado ao amor e à fraternidade

Entre os dias 6 e 10 de outubro, o diácono Leandro Carlos Benetti, esteve no Noviciado Palotino Rainha da Paz (Período Introdutório), em Cornélio Procópio (PR), para oferecer uma formação aos noviços sobre a vida religiosa consagrada, abordando seus aspectos gerais na Igreja e, de modo especial, na vida palotina. Além da formação, o diácono também partilhou momentos de convivência e oração.
Durante os encontros, o diácono Leandro tratou de temas histórico-espirituais acerca do surgimento da vida religiosa e de suas primeiras manifestações na comunidade cristã. Explicou que esse estilo de vida teve início com o florescimento da vida eremítica nos primeiros séculos, desenvolvendo-se posteriormente com a fundação dos primeiros mosteiros.
Apresentou também documentos da Igreja que abordam o tema, como o Decreto Perfectae Caritatis e a Exortação Apostólica Vita Consecrata, destacando a vida religiosa como uma manifestação viva da Trindade no mundo e um testemunho do amor de Deus.
A formação enfatizou ainda a vocação palotina inserida na Igreja e na sociedade, recordando que todo palotino — homem ou mulher do apostolado — é chamado a promover a caridade e testemunhar Jesus, Apóstolo do Eterno Pai. O sentido da vida consagrada, ressaltou, está em colocar-se a serviço de Deus, tornando visíveis as maravilhas divinas na história humana.
Por fim, o diácono destacou a importância da vida fraterna em comunidade, que sustenta a vivência das promessas por amor a Deus e aos irmãos. A vida fraterna é, por excelência, a expressão máxima da vida religiosa consagrada, onde não encontramos apenas colegas, mas irmãos que caminham juntos no amor de Deus.
Por Vinicius José Rosa - Noviço