Notícias
Paróquias Palotinas de Campo Grande realizaram encontro interparoquial de MECEs

Ministros extraordinários da Sagrada Comunhão aprofundaram o tema “Livros Litúrgicos e Celebrações por Ministros Leigos".
Nos dias 30 e 31 de agosto de 2025, foi realizado no Centro de Formação São Vicente Pallotti, em Campo Grande - MS, o Encontro Interparoquial dos Ministros Extraordinários da Comunhão Eucarística (MECEs) das paróquias palotinas.
Reunidos em espírito de oração e comunhão, participaram do encontro os ministros das três paróquias palotinas da capital: Paróquia Divino Espírito Santo, localizada no bairro Aero Rancho, Paróquia São Martinho de Lima, no bairro Pioneiros e Paróquia Santa Rita de Cássia, situada no bairro Universitário.
Com o tema “Livros Litúrgicos e Celebrações por Ministros Leigos”, os participantes refletiram sobre o papel do ministro na vida da Igreja, especialmente em sua missão de serviço ao altar e de cuidado com a comunidade. O encontro foi conduzido por Cida Borges, Neuropsicopedagoga especialista em liturgia da Arquidiocese de Campo Grande, que com clareza, apresentou orientações sobre a utilização dos livros litúrgicos e a importância de celebrações conduzidas com dignidade pelos ministros leigos.
O conteúdo formativo buscou oferecer não apenas conhecimento, mas também um espaço de renovação espiritual, ajudando os ministros a compreenderem melhor sua missão e a colocá-la em prática com maior consciência e dedicação.
Além das reflexões, o encontro foi enriquecido por momentos de partilha e convivência, fortalecendo os laços entre as três paróquias palotinas. A vivência demonstrou a riqueza da espiritualidade palotina e a importância de caminhar juntos, partilhando experiências e desafios do serviço pastoral.
A programação foi concluída com a celebração da Santa Missa, presidida pelo Padre Nori José Broch, SAC, pároco da Paróquia São Martinho de Lima e concelebrada pelo Padre Douglas Giuliani Durigon, SAC, vigário da Paróquia Divino Espírito Santo.
Assim, os Ministros das paróquias palotinas reafirmaram seu compromisso de caminhar unidos na missão evangelizadora, investindo na formação contínua e mantendo vivo o espírito de São Vicente Pallotti: “Reavivar a fé e reacender a caridade”.
Por Paulo Corsi - Pascom