Av. N. S. das Dores, 903 - Santa Maria - RS

(55) 3025-2277

(55) 3025-2266

Notícias

12/09/2024 - Notícias

Retiro Acadêmico na ITEPA: estudantes buscam profundidade espiritual e intelectual

Durante os dias 05 (à tarde) a 08 (meio dia) de setembro, aconteceu o retiro dos acadêmicos(as) da ITEPA Faculdades, na Casa Santa Cruz, em Passo Fundo-RS. A partir dos destaques para o ano de 2024 do guia acadêmico da instituição (Uma teologia encarnada no mistério da vida; Formação humana integral e a utopia do Reino de Deus; Ser Igreja sinodal é praticar o Evangelho) nasceu o tema do retiro: Teologizar: a partir da pedagogia da encarnação, por uma formação integral, para gestar uma Igreja sinodal. 

No primeiro dia fez-se um convite para deixar-se habitar pelo mistério divino pelo cultivo do silêncio e do encontro consigo mesmo como meio fundamental para aprofundar a experiência pessoal de encontro com o Senhor. A reflexão que permeou o segundo dia teve como objetivo rezar e meditar o que potencializa o conteúdo contemplado na temática do retiro. Desta forma, foi possível refletir o discipulado cristão e o fazer teológico a partir da pedagogia da encarnação, a qual remete à imersão no contexto em que vivemos nossa fé, requer fazer da vida uma diaconia, desafiando-nos à vivência da santidade. Evidenciou-se, ainda, que teologia e santidade são um binômio inseparável. Além disso, neste dia oportunizou-se rezar a realidade da sinodalidade como dimensão constitutiva da Igreja, a qual implica a comunhão, o discernimento e a corresponsabilidade de todos na Igreja.

 Já no terceiro dia oportunizou-se uma reflexão sobre algumas realidades que dificultam a vivência e concretização da temática do retiro. O clericalismo, nas suas mais diversas formas, a pouca valorização do fazer teológico (a “douta ignorância”) e a “globalização da indiferença” são realidades a serem superada para qualificar o seguimento a Jesus, bem como o aprofundamento teológico para estar a altura do nosso tempo. E como remédio a esta problemática, apresentou-se a misericórdia divina, encarnada na pessoa e missão de Jesus de Nazaré. 

E no domingo, último dia do retiro, o objetivo foi ampliar os horizontes, refletindo e rezando alguns aspectos fundamentais para gestar uma Igreja sinodal. A partir da centralidade do Reino de Deus, concretizar sempre mais uma Igreja kenótica, samaritana, missionária e servidora da humanidade, a começar pelos “mais pequeninos”. 

Agradeço ao Padre Ivanir Antônio Rampon, Diretor da ITEPA Faculdades, pelo convite para orientar este retiro. Foi uma oportunidade única para aprofundar e rezar a temática em questão com os acadêmicos(as) desta instituição.


Por Pe. Mercio José Cauduro, SAC