Av. N. S. das Dores, 903 - Santa Maria - RS

(55) 3025-2277

(55) 3025-2266

Notícias

07/08/2024 - Notícias

Semana da Família: Discernimento vocacional e a família

“A família é, sem sombra de dúvidas, a casa das vocações.”

A primeira vocação familiar que a Bíblia nos apresenta é a fecundidade conjugal: “Deus criou o homem à sua imagem, à imagem de Deus ele o criou, homem e mulher ele os criou. Deus os abençoou e lhes disse: ‘Sede fecundos, multiplicai-vos’” (Gn 1,27).

Para a Igreja, a família é imagem de Deus, que é comunhão de vida e de amor entre as Três Pessoas. O matrimônio é, em primeiro lugar, uma íntima comunidade da vida e do amor conjugal, que constitui um bem para os próprios esposos; e a sexualidade ordena-se para o amor conjugal do homem e da mulher (GS, 48).

A família é a primeira comunidade de fé onde, não obstante os limites e as imperfeições, o jovem experimenta o amor de Deus e começa a discernir a sua vocação. Contudo, nem sempre as famílias educam os filhos para olhar o futuro numa lógica vocacional.

Já na infância, a criança pode intuir e desejar um projeto de vida dedicado ao serviço de Deus. A adolescência é o momento dos primeiros passos para a elaboração do projeto ou opção de vida. A juventude é a época privilegiada das escolhas de vida e da resposta ao chamado de Deus, entre eles, o chamado ao sacramento do matrimônio.

Lembramos que, nesta segunda semana do mês, como Província Nossa Senhora Conquistadora, gostaríamos que em todas as nossas paróquias e comunidades locais, na medida do possível, se rezasse a oração vocacional após as preces, enfatizando as vocações matrimoniais.

Oração

Abençoai, Senhor, as famílias em vossa Igreja. Protegei-as de todo mal e iluminai os jovens namorados no discernimento de sua vocação. Que as famílias possam dar testemunho do valor da vida desde a concepção e, cada vez mais, se fortaleçam na santidade pela Palavra, pela oração, pelo amor e pela missão. Tudo isso vos pedimos, por Cristo, nosso Senhor. Amém!