Notícias
Visita à Missão Palotina na Bolívia: um tempo de fraternidade e formação

Entre os dias 15 e 27 de outubro de 2025, o padre Judinei Vanzeto realizou uma visita à missão palotina da Região Nossa Senhora de Luján, na Bolívia. A estadia foi marcada pela convivência fraterna e pela partilha da fé junto aos missionários que atuam na Paróquia Santa Teresa de Jesus, em Santa Cruz de la Sierra, e na Casa de Formação Nazaret.
Durante a visita, houve a oportunidade de colaborar nas celebrações eucarísticas, atendimentos na paróquia, oferecer formação palotina e orientar um retiro espiritual com a participação de três jovens em formação. Também formação para jovens do Vicariato São Paulo.
A presença palotina na Bolívia tem uma bela trajetória. Em 1986, os missionários chegaram a Monte Agudo e Muyupampa para acompanhar as Irmãs Marianas – Instituto Mariano do Apostolado Católico.
Em 2016, assumiram a Paróquia Santa Teresa de Jesus, em Santa Cruz de la Sierra.
Neste ano, deram mais um passo importante ao assumirem uma Casa de Formação, situada junto a Casa de Retiros São Paulo da Arquidiocese de Santa Cruz.
Atualmente, o Padre Carmelo Jimenéz é o pároco, e o irmão Víctor Víctor Amaya é o formador responsável pela Casa de Nazaré.
Sobre essa vivência, o irmão Víctor avaliou:
“A vivência desses dias na Casa de Formação ‘Nazaré’, em Santa Cruz de la Sierra – Bolívia, foi um verdadeiro Kairós: vida fraterna, partilha da fé, reconhecimento da riqueza de cada pessoa na diversidade cultural, mas, acima de tudo, o descobrir e aprofundar uma relação sincera, aberta, orante e de grande valor formativo foram a constante entre os dias 15 e 27 de outubro. Para mim, foi uma verdadeira companhia nesta missão de acompanhar aqueles que iniciam seu caminho em nossa jovem comunidade palotina. Agradeço pela presença calorosa e simplicidade. Que Deus permita que essa experiência se repita!”
A visita reforçou os laços de comunhão e cooperação entre as comunidades palotinas da Região Nossa Senhora de Luján e a missão boliviana, evidenciando a vitalidade do carisma de São Vicente Pallotti, que continua inspirando novos missionários no serviço à Igreja e ao povo de Deus.
Por Pe. Judinei Vanzeto, SAC - Jornalista

