Av. N. S. das Dores, 903 - Santa Maria - RS

(55) 3025-2277

(55) 3025-2266

Notícias

06/11/2024 - Notícias

Homenagem a São Vicente Pallotti e bênção do órgão restaurado na Igreja do Santíssimo Salvatore

A tarde do dia 5 de novembro de 2024 foi, providencialmente, marcada por uma significativa celebração. Neste dia, ocorreram dois eventos que mobilizaram toda a comunidade palotina de Roma, incluindo leigos, sacerdotes e religiosos. Em um único programa, foi inaugurada uma placa comemorativa na Casa da Família de São Vicente Pallotti, localizada na Via del Pellegrino 130, e realizada a bênção do órgão Tamburini na recentemente restaurada Igreja do Santíssimo Salvatore in Onda. 

Por volta das 15h30, a comunidade palotina de Roma, acompanhada de amigos e convidados, reuniu-se na igreja de San Spirito dei Napoletani, onde São Vicente Pallotti foi reitor por alguns anos. O Reitor Geral dos Palotinos, Pe. Zenon Hanas, deu início à sessão, dando as boas-vindas aos membros dos Conselhos Gerais das Irmãs Palotinas e dos Missionários Palotinos, representados pelas Madres Gerais Ivete Garlet e Josephine D'Souza, pela Vice-Presidente da União do Apostolado Católico, Sra. Gabriela Acerbi, e pelos membros da UAC italiana, da Comunidade da Quinta Dimensão, e pelos religiosos e religiosas palotinos. Estiveram também presentes o reitor da igreja, Mons. Maurizio Piscolla, seu colaborador, Pe. Andrea, e o pároco da Paróquia de San Lorenzo in Damaso, Don Ivan. Pe. Zenon acolheu com carinho os membros da Associação Santa Maria dell'Anima, proprietária daquela casa desde a época de Pietro Paolo Pallotti. 

Após as palavras do Reitor Geral, Pe. Daniel Rocchetti fez uma contextualização histórica, seguida de um discurso da Sra. Gabriela Acerbi, que destacou a relevância do evento, em particular o descerramento da placa comemorativa na Casa da Família de São Vicente Pallotti, romano de nascimento e membro do clero desta Igreja. No final da sessão inaugural, os participantes realizaram uma breve procissão até a Via del Pellegrino 130, onde a placa foi descerrada e uma coroa comemorativa colocada. 

Em seguida, houve uma animada sessão de fotos, registrando esse momento especial. Após os eventos relacionados à placa, os convidados dirigiram-se à Casa Geral dos Palotinos para um breve refresco, antes de se reunirem, uma hora depois, na Igreja do Santíssimo Salvatore in Onda para a bênção do órgão Tamburini, datado de 1949, e uma missa em ação de graças. Depois de mais de 40 anos de silêncio, e com a colaboração de várias províncias e da Conferência Episcopal Italiana, esse importante instrumento musical, de poder e beleza singulares, foi restaurado para que, “renascido”, pudesse servir nas celebrações litúrgicas realizadas naquela igreja. 

O Reitor Geral, Pe. Zenon Hanas, abençoou o órgão pouco antes da Santa Missa, que ele presidiu. O órgão foi tocado pelo maestro Osvaldo Guidotti, organista e músico apaixonado, que teve papel fundamental na restauração do instrumento. Ao final da Santa Missa, que contou com a presença de numerosos sacerdotes e de muitos outros religiosos e fiéis, Pe. Daniel Rocchetti, reitor da igreja, expressou sua gratidão a todos os envolvidos no processo de restauração, incluindo as províncias benfeitoras, representantes do Vicariato de Roma, e o Sr. Claudio Pinchi, restaurador do órgão.

Fonte: sac.info

Padre Zenon